Quatro Pontes vive uma epidemia de dengue. O índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, vetor desta e outras doenças, está em 4,1%, segundo o Levantamento de Índice Amostral (LIA), sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é menos de 1%. De tal modo, o número de casos confirmados aumenta assustadoramente para uma cidade de 4.015 habitantes. Hoje (27), conforme boletim da Secretaria de Saúde, há 85 pessoas com dengue, 94 casos notificados, sete descartados e um em espera de resultados. Toda a cidade está sendo acometida pela doença, mas a área de risco é a região central.
Na semana passada, o centro e bairros receberam um arrastão. A ação contra a dengue foi realizada por um grande grupo, formado por profissionais das Secretarias de Saúde e de Obras, Urbanismo e Transportes, agentes de endemias, Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), incluindo servidores dos Departamentos de Meio Ambiente, de Fomento à Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, de Cultura, de Esportes, funcionários públicos, além de voluntários. Amparado por caminhões, o grupo percorreu o município de casa em casa, incluindo lotes e beiras de estradas, recolhendo o maior número de materiais que servia de criadouros de larvas do mosquito. Além disso, trabalho de conscientização foi feito na comunidade.
O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, afirma que prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, além da zika e chikungunya. “A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios. As medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos. É simples e rápido combater o Aedes aegypti. Se cada um colaborar, vamos, sem dúvida, vencer essa luta. Os casos confirmados continuam aumentando e estamos muito preocupados. Lembro toda a comunidade sobre usar o repelente específico para o mosquito da dengue. É algo que ajuda bastante. Além disso, quem está com a doença precisa ficar em casa, repousando”, explica.
Pneus
Ação para incentivar o descarte correto de pneus como uma maneira de coibir os focos do mosquito Aedes aegypti também foi realizada pelo Setor de Controle de Endemias, tendo como ponto o barracão da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes, junto ao Parque Industrial II, ao lado da Marmoraria Quatro Pontes. Conforme a técnica da Unidade de Valorização de Reciclados (UVR), Fernanda Jung, que ajudou na ação, mais de 200 pneus foram coletados e agora uma empresa de reciclagem fará a recolha.
Reciclados
Fernanda ainda salienta que a Associação Quatropontense de Catadores (AQC) também foi orientada sobre a eliminação de criadouros de larvas do mosquito. Uma das medidas adotadas é a colocação de todo o material recebido dentro de sacos de big bag para posterior seleção e enfardamento. “Os sacos de big bag são amarrados para que não acumulem água da chuva. Como a quantidade é grande, ainda há lixo reciclável para ser recolhido no pátio da AQC e faltam sacos de big bag. Deste modo, quem tem para doação pode trazer ao barracão ou nos contatar que iremos buscar”, explica.