Após semanas de espera, a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes recebeu hoje (07) uma pequena quantidade de inseticida para combater o mosquito Aedes aegypti adulto, que transmite a dengue e outras doenças. A aplicação ocorrerá por meio de nebulização com o aparelho Ultra Baixo Volume (UBV) costal, iniciando já neste final de tarde. Se o tempo colaborar, o trabalho terá continuidade amanhã (08).
O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, e as agentes de endemias, Daiane Aline Laufer Schroder e Marciane Inês Kollett, explicam que o bloqueio será feito no entorno de toda a área escolar, contemplando o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz, Escola Municipal Dona Leopoldina, Colégio Estadual Quatro Pontes e a escola nova, mediante apoio da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes. Segundo eles, a prioridade é esses locais porque há muitos focos de larvas e pessoas infectadas. “Com a pulverização, o ano letivo na rede municipal de ensino já pode ser iniciado na próxima semana”, afirmam.
Orientações
Quando a equipe com o UBV costal passar nas ruas da região escolar, a população deve colaborar deixando portas e janelas abertas, assim o inseticida se espalhará e atingirá os mosquitos da residência. Além disso, prenda os cachorros e proteja, cubra ou deixe os animais pequenos, como pássaros, em cômodo isolado durante a pulverização. Cuide para não ficar exposto ao jato do inseticida, não deixe roupas no varal e não se aproxime do operador da bomba. Quem tiver dúvidas deve contatar o Setor de Epidemiologia, no Centro de Saúde.
O restante do município será pulverizado conforme o recebimento de mais inseticida. Hoje, conforme boletim da Secretaria de Saúde, Quatro Pontes tem 203 casos de dengue notificados, 166 confirmados e 13 descartados. O índice de incidência da doença sobre a população de 4.015 habitantes é de 4,08%. Logo, o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti está em 4,1%, conforme o Levantamento de Índice Amostral (LIA), sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é menos de 1%.
Ano Letivo
Com a nebulização, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes definiu que o ano letivo da Escola Municipal Dona Leopoldina e do Cmei Cantinho Feliz iniciará na próxima terça-feira (11), conforme a nota oficial nº 002/2020: “A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Município de Quatro Pontes, no uso de suas atribuições legais, vem a público informar que o início do ano letivo da Escola Municipal Dona Leopoldina e do CMEI Cantinho Feliz será no dia 11/02/2020 - terça-feira, nos horários e turnos já definidos. O adiamento do início do ano letivo foi devido à epidemia de dengue no Município de Quatro Pontes, o qual foi solicitado pela Secretaria de Saúde, através do ofício nº 004/2020, garantindo, assim, que a dengue seja controlada e solicitamos que a comunidade continue fazendo a sua parte. Na tarde desta sexta-feira e no final de semana irá acontecer a nebulização, garantindo, assim, o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti. A reposição das aulas será informada após a aprovação do calendário escolar por parte do Núcleo Regional de Educação de Toledo”.