Iniciada na última sexta-feira (07), a aplicação de inseticida para combater o mosquito Aedes aegypti adulto, que transmite a dengue e outras doenças, continua sendo feita pela Secretaria de Saúde em toda a região escolar de Quatro Pontes, possibilitando, nesta terça-feira (11), que a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes começasse o ano letivo na Escola Municipal Dona Leopoldina, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz e na escola nova.
Uma pequena quantia de inseticida chegou na sexta-feira ao município, que aguardava há semanas pelo produto. A nebulização é realizada com o aparelho Ultra Baixo Volume (UBV) costal pelas agentes de endemias e servidores da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes. A expectativa da Secretaria de Saúde é que mais inseticida seja enviado pelo Governo do Paraná para que todo o município possa ser pulverizado.
O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, orienta que quando a equipe com o UBV costal passar nas ruas da região escolar, a população colabore deixando portas e janelas abertas, assim o inseticida se espalhará e atingirá os mosquitos da residência. “Além disso, prenda os cachorros e proteja, cubra ou deixe os animais pequenos, como pássaros, em cômodo isolado durante a pulverização. Cuide para não ficar exposto ao jato do inseticida, não deixe roupas no varal e não se aproxime do operador da bomba. Quem tiver dúvidas deve procurar o Setor de Epidemiologia, no Centro de Saúde”, diz.
Ele ainda destaca: “A população também precisa continuar com a limpeza no quintal e lotes. Já fizemos dois arrastões e mais de duas toneladas de lixo foram recolhidas. Além disso, foi realizada uma campanha de coleta de pneus, sem contar as visitas domiciliares feitas pelas agentes de endemias e as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS). O Setor de Controle de Endemias, por sua vez, emitiu 70 notificações e sete multas aos donos ou ocupantes de imóveis com focos de infestação do mosquito”.
Na primeira vez, o infrator recebe advertência por contrariar os artigos 2º, 3º, 4º e 6º da lei municipal nº 1602 de 29 de abril de 2015. Na reincidência, a multa é de R$ 100,70. Este valor sobe para quem repetir o erro de permitir criadouro do mosquito e é superior a R$ 1 mil.
Casos
Conforme o boletim de hoje da Secretaria de Saúde, Quatro Pontes tem 252 casos de dengue notificados, 174 confirmados, 21 descartados e 58 em investigação. O índice de incidência da doença sobre a população de 4.015 habitantes subiu para 4,13%. Logo, o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti está em 4,1%, segundo o Levantamento de Índice Amostral (LIA), sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é menos de 1%.