Começou hoje (23) a vacinação contra a gripe em Quatro Pontes. O atendimento ocorre junto à Sala de Vacinação no Centro de Saúde, das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira. Como prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), senhas são distribuídas e os munícipes podem aguardar no carro, a fim de evitar aglomeração de pessoas na unidade de saúde.
A campanha seguirá até 22 de maio. Nesta primeira fase, a campanha nacional é dirigida aos idosos, a partir de 60 anos, e aos profissionais da saúde. A decisão de se iniciar a campanha por estes grupos é uma medida de proteção, já que estas pessoas estão mais vulneráveis e expostas às contaminações.
Na segunda fase, a partir de 16 de abril, a imunização abrangerá professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas em outras condições clínicas especiais.
A terceira fase da campanha de imunização contra a gripe terá início no dia 09 de maio, contemplando crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.
Metas
No Paraná, são 1,8 mil salas de vacinas distribuídas nos 399 municípios, além de pontos de vacinação fora das Unidades de Saúde. A meta do governo estadual é atingir cobertura vacinal de 90% da população alvo, estimada em 3,844 milhões de pessoas. Na campanha nacional de 2019, o Paraná registrou cobertura de 87,3% do público-alvo. Os grupos de professores, indígenas, idosos e puérperas apresentaram índices acima de 98%. O grupo dos professores ultrapassou os 110%, chegando a 104,22%. Já os grupos de crianças, gestantes, e trabalhadores da saúde ficaram abaixo do estimado e devem ser intensificados neste ano. Até o momento, o Paraná recebeu do Ministério da Saúde 522 mil doses da vacina contra a Influenza.
Foto: Jose Fernando Ogura/AEN