As 300 doses da vacina contra a gripe terminaram em Quatro Pontes. A informação é da Secretaria de Saúde. Deste modo, a orientação é que os idosos, a partir dos 60 anos, e profissionais da saúde, público-alvo da campanha nacional, não procurem o Centro de Saúde no momento. A previsão, segundo a 20ª Regional de Saúde de Toledo, é que mais doses sejam entregues amanhã (25). Assim que chegar, nova divulgação será feita aos munícipes.
O atendimento em Quatro Pontes ocorre junto à Sala de Vacinação no Centro de Saúde, das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira. Como prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), foram instaladas tendas e os munícipes também podem aguardar no carro, pois senhas são distribuídas, a fim de evitar aglomeração de pessoas na unidade de saúde, sendo atendido uma pessoa por vez. Os idosos com dificuldade para se locomover podem ser trazidos por familiares e eles serão vacinados no carro. Já quem necessita tomar a vacina em casa pode ligar no 3279-8112.
Fases
A campanha nacional iniciou ontem (23) e seguirá até o dia 22 de maio. Nesta primeira fase, é dirigida aos idosos, a partir de 60 anos, e aos profissionais da saúde. A decisão de se iniciar a campanha por estes grupos é uma medida de proteção, já que estas pessoas estão mais vulneráveis e expostas às contaminações. Na segunda fase, a partir de 16 de abril, a imunização abrangerá professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas em outras condições clínicas especiais.
A terceira fase da campanha de imunização contra a gripe terá início no dia 09 de maio, contemplando crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.