A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou com uma grande procura das pessoas que se encaixam no grupo prioritário em Quatro Pontes, sendo idosos, a partir de 60 anos, e profissionais da saúde. Na segunda (23), quando iniciou a campanha, e terça-feira (24), a Secretaria de Saúde aplicou 300 doses. Entre ontem (26) e hoje (27), mais 100 doses foram aplicadas. Apesar disso, conforme a Secretaria de Saúde, nenhum idoso ficará sem se vacinar, pois as doses serão entregues ao Centro de Saúde de forma gradativa e a primeira previsão é a próxima semana. Os profissionais da saúde já estão imunizados.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, a campanha foi antecipada em 30 dias e a antecipação foi acordada entre os três entes federativos: União, Estados e municípios. Para que isso fosse possível acontecer foi elaborada uma estratégia de vacinação por fases, sendo contemplados entre 23 de março a 15 de abril os trabalhadores da saúde e os idosos, em virtude das entregas do laboratório produtor estarem previstas de forma escalonada, conforme a pauta de distribuição enviada a cada município. Assim, todo o público-alvo desta etapa deverá ser vacinado no período citado.
A secretaria ainda informa que o desabastecimento temporário por grande procura já estava previsto. Os estados estão abastecidos com a vacina para iniciar a campanha, mas não com o total das doses para contemplar todo o período e público da campanha, uma vez que ela seguirá até o dia 22 de maio e outros públicos serão inseridos. Logo, até o final da campanha os estados terão o quantitativo suficiente para atender a todo público que foi contemplado em cada fase.
Atendimento
O atendimento no município ocorre na Sala de Vacinação, das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira. Como prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) foram instaladas tendas próximo ao Centro de Saúde e os munícipes também podem aguardar no carro, pois há distribuição de senhas para evitar aglomeração de pessoas, sendo atendida uma por vez. Os idosos com dificuldade para se locomover podem ser trazidos por familiares, com atendimento dos anciões no carro. E quem necessita tomar a vacina em casa pode ligar no 3279-8112.
Próximas Fases
Na segunda fase, a partir de 16 de abril, a imunização abrangerá professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas em outras condições clínicas especiais. A terceira fase da campanha de imunização contra a gripe terá início no dia 09 de maio, contemplando crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.