Por orientação da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, de Quatro Pontes, elaborou o seu Plano de Contingência, com o objetivo de proporcionar atividades para todos alunos desenvolverem em casa. Algumas já estão sendo colocadas em prática e outras iniciarão hoje (09). Para isso, importantes reuniões de planejamento foram promovidas com as equipes pedagógicas e os diretores de cada departamento, a fim de ofertar o melhor ensino a todos os públicos e de forma que possam participar sem empecilhos.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, explica que todo pensamento está voltado às pessoas. “A nossa gestão tem a meta de ser humanizada e estamos muito preocupados com todos do município. Sabemos que o tempo está bem ocioso, das crianças até os idosos, e por meio de diferentes atividades queremos chegar às casas das famílias. Será por meio das redes sociais. O Cmei já iniciou com as atividades alusivas à Semana da Páscoa, bem como a cultura e o esporte estão desenvolvendo as suas. A escola também começou hoje e contará como dia letivo. Tivemos que reinventar, estamos trabalhando bastante e peço que participem das atividades, principalmente os pais, que devem aproveitar este momento em família”, diz.
Escola Municipal Dona Leopoldina
Na área da educação, a Escola Municipal Dona Leopoldina criará um grupo de WhatsApp para fornecer informações pertinentes ao andamento do ano letivo e manter vínculo sócio afetivo professor/aluno/família. Também fará vídeos como recurso ilustrativo das aulas e das teorias explicadas aos alunos e os utilizará como recurso pedagógico e de complementação de conteúdo, despertando curiosidade nos alunos em relação ao conteúdo e contribuindo com a visualização de conteúdos abstratos, tornando estes concretos/reais.
A equipe escolar registrará na prática, de forma a fazer pensar, refletir e analisar sobre os conteúdos abordados. Também irão acompanhar o processo de maneira a observar e interagir através de contato/conversa online com os envolvidos no processo de ensino aprendizagem e exposição dos trabalhos e atividades. Haverá atendimento de plantão escolar , dispondo de profissionais da equipe escolar para sanar dúvidas e disponibilizar materiais e cópias de atividades sugeridas pelos professores. Ainda será feita a doação da merenda escolar para as famílias de baixa renda e em vulnerabilidade social, através de decreto para a Secretaria de Desenvolvimento Social.
Cmei Cantinho Feliz
No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz igualmente serão feitas diferentes ações. As atividades referentes à Páscoa, coordenação motora, Programa A União Faz a Vida, pintura, contação de histórias e musicalização, circuito motor, jogos em família e o Dia do Brinquedo Diferente (confeccionado pela família) serão dirigidas e coordenadas via online/rede social/WhatsApp pelas educadoras infantis.
Logo, também será feita a doação da merenda escolar para as famílias de baixa renda e em vulnerabilidade social, através de decreto para a Secretaria de Desenvolvimento Social.
Cultura
A metodologia na área cultural englobará competições virtuais de artes, como desenho e composições musicais; competições com instrumentos de sucatas, com a fabricação caseira de instrumentos; aulas online, as quais serão criadas pelos professores e depois compartilhadas com os alunos em grupo ou youtube; competição de redação, propondo temas semanais e premiação ao final; artes contra o Covid-19, solicitando desenhos que remetem a prevenção do coronavírus; cada instrutor deverá desenvolver uma atividade relacionada à Páscoa; também será concretizado o projeto “Quatro Pontes em Arte”, consistindo na pintura de um desenho no murro do museu; produção do vídeo “Família é minha casa”, mediante gravação da família em casa fazendo ações contra o tédio. Por período indeterminado, não será realizado eventos, evitando a aglomeração de pessoas, porém, será disponibilizada a palestra motivacional “Mentalidade Vencedora” por redes sociais, que mostrará como manter a motivação em tempos de crise.
Esporte
Por fim, a área esportiva contemplará treinamentos individualizados para a terceira idade, sendo que os professores atenderão os alunos matriculados na Academia da Terceira Idade em suas casas, mediante procedimentos que seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Deste modo, os treinamentos serão adequados de acordo com a necessidade de cada aluno, não haverá compartilhamento de materiais (halteres, anilhas, caneleiras, etc.) e serão utilizados apenas materiais alternativos e de uso pessoal. O projeto pode envolver vizinhos que não estejam matriculados, mas que desejam praticar atividade física, estando cada um em seu quintal. Juntamente com esta ação, ocorrerá a conscientização para que este público fique em casa e quanto aos riscos que eles têm com a propagação do coronavírus.
Além disso, está previsto treinamento funcional em vídeo. Nesta ação, os treinadores de cada modalidade disponibilizarão vídeos com exercícios, mediante envio em grupos de WhatsApp e também no youtube, por meio de canal criado para o Departamento de Esportes e postagem na página do facebook. Na atividade “Xô Corona, xô preguiça”, a intenção é disponibilizar atividades físicas de alongamento e treinamento funcional para as pessoas em casa, através de vídeo aula no youtube e facebook.
Mini competições também serão criadas através de vídeos, aplicando os fundamentos das modalidades, podendo instituir um ranking de pontuação e posteriormente premiar os atletas destaques, como competição de embaixadinhas, em que cada atleta envia um vídeo executando a ação para o professor da modalidade. Já as aulas de Ritmos e Danças terão transmissão ao vivo via facebook e também serão disponibilizadas pelo youtube. Por período indeterminado, também não acontecerão eventos, evitando a aglomeração de pessoas.