O Comitê da Dengue, de Quatro Pontes, realizou ontem (15) uma reunião extraordinária com os membros da Defesa Civil, além do prefeito João Laufer, para tratar sobre a ajuda cedida pela Defesa Civil do Estado do Paraná, junto à sala de reuniões da prefeitura. Na ocasião, discutiu-se o elevado número de casos confirmados no município e iniciou-se a criação do Plano de Ação, que será colocado em prática em formato emergencial.
No dia 03 deste mês, conforme o decreto nº 043/2020, o chefe do Executivo declarou situação de emergência em saúde pública, em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti, ocasionando o aumento dos casos de dengue. De tal modo, ficou autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta à infestação e realização de campanhas à comunidade, objetivando facilitar as ações de assistência à população afetada pela epidemia, sob a coordenação da Defesa Civil do município.
Logo, os agentes da Defesa Civil e autoridades administrativas diretamente responsáveis na execução de procedimentos necessários para o controle da doença e combate ao seu vetor estão autorizados a adotar as medidas estabelecidas cabíveis para a situação de epidemia. Também se recomenda todas ações possíveis e necessárias para mobilização da sociedade, com a finalidade de reforçar o combate aos focos do mosquito.
Casos
De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde de ontem (15), o município registra 587 notificações. Destes, há 542 casos de dengue confirmados, 44 descartados e um em investigação.