A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou hoje (16) em Quatro Pontes e segue até o dia 08 de maio, trazendo como principal novidade a inclusão de caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários ao grupo prioritário e povos indígenas, que nesta etapa ainda inclui portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.
As três categorias foram incluídas porque, prestando serviços essenciais, estão mais expostas ao coronavírus (Covid-19). Apesar de não ter eficácia contra o Covid-19, esta vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do Covid-19. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde.
Atendimento
Em Quatro Pontes, as vacinas estão disponíveis junto à Sala de Vacinação no Centro de Saúde, que atende de segunda à sexta-feira, das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30. Há distribuição de senhas para evitar a aglomeração de pessoas, sendo orientado já na entrada do Centro de Saúde sobre a documentação necessária para a comprovação de pertencimento ao grupo atendido nesta fase de vacinação, de acordo com as exigências do Ministério da Saúde, por meio do ofício nº 177/2020/CGPNI/DEIDT/SVS/MS. Em caso de fila, pede-se que se mantenha uma distância de pelo menos dois metros dos demais, principalmente os idosos que ainda não receberam a dose da vacina na primeira fase. Também solicita-se levar a caderneta de vacinação.
Outras
A partir de hoje, também termina a suspensão das vacinas de rotina das crianças, ou seja, os pais podem levá-las até o Centro de Saúde para que recebam as doses em atraso, caso de crianças que haviam vacinas agendadas no período de suspensão, atualizando, assim, o calendário de vacinação.
A partir do dia 09 de maio será iniciada a terceira etapa da campanha, destinada para professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, mães no pós-parto, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.