Atendimento de segunda ? sexta-feira, das 08h00 ?s 12h00 e das 13h30 ?s 17h30

Notícias

Defesa Civil e Comit? da Dengue realizam a??o de combate e preven??o

| Postado em: 23/04/2020 - 17:03:54

A partir de hoje (23), seguindo até o próximo dia 30, a Defesa Civil, de Quatro Pontes, com auxílio dos membros do Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue, realiza ação de combate e prevenção. O ato foi delineado em reunião extraordinária, realizada no dia 15, na sala de reuniões da prefeitura, quando se discutiu a ajuda cedida pela Defesa Civil do Estado do Paraná e se iniciou a criação do Plano de Ação em formato emergencial.

A barraca de campanha, cedida pela Defesa Civil do Paraná, foi instalada pelo Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon ontem (22) junto à Rádio Tropical FM. No local acontece uma panfletagem, a fim de sensibilizar a comunidade sobre a importância de redobrar os cuidados para que se finde a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e também é possível fazer denúncias, as quais serão verificadas in loco pelas agentes de endemias, as quais, segundo o Poder Judiciário da Comarca de Marechal Cândido Rondon, através do Juiz Substituto, Wesley Porfírio Borel, tem uma autorização para o ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, ocupados ou não, no caso de ausência ou recusa de proprietário/possuidor, sempre que a medida se mostrar essencial ao desempenho da atividade de fiscalização.

Situação de Emergência

No último dia 03, o prefeito João Inácio Laufer declarou situação de emergência em saúde pública, em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti, ocasionando o aumento dos casos de dengue, conforme o decreto nº 043/2020. Assim, está autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta à infestação e realização de campanhas à comunidade, objetivando facilitar as ações de assistência à população afetada pela epidemia, sob a coordenação da Defesa Civil do município.

Logo, os agentes da Defesa Civil e autoridades administrativas diretamente responsáveis na execução de procedimentos necessários para o controle da doença e combate ao seu vetor também estão autorizados a adotar as medidas estabelecidas cabíveis para a situação de epidemia. Ainda se recomenda todas as ações possíveis e necessárias para a mobilização da sociedade, com a finalidade de reforçar o combate aos focos do mosquito.

Comitê de Mobilização Contra a Dengue

Na semana anterior, no dia 16, o chefe do Executivo alterou os membros do Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue, conforme o decreto nº 058/2020. Agora ele é composto por representantes das seguintes entidades: Daiane Aline Laufer Schroder, Rosangela Zuanazzi Leobet, Renata Leônidas, Diani Maria Kolling, Maíra Cristina Risse, Leoni Terezinha Simon Genz e Marciane Inês Kollett, da Secretaria Municipal de Saúde; Lúcia Fridrich e Sandra Assmann, do Conselho Municipal de Saúde; Noili Maria Hammes Gross, da Secretaria Municipal de Administração; Araceli Basso Tauchert e Jiane Grasieli Perius Spengler, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes; Pedrinho Tonelli e Leandro Anschau, Câmara Municipal de Vereadores; Berenice Wammes e Décio Rocha Kieling, da Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Quatro Pontes; Odete Maria Riedel Laufer e Cleunice Majolo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Leandro Luiz Winter, da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Transportes; e Rudi Kuns e Rosa Maria Sulzbach, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

As funções de coordenador e supervisor do Comitê de Mobilização e do Programa de Combate à Dengue serão exercidas por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, aprovados pelo Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue. O Comitê se reunirá conforme necessidade e mediante convocação do coordenador, com registro em ata dos assuntos deliberados.

O comitê tem a finalidade de coordenar a implementação de ações de educação em saúde e mobilização social voltada ao controle da doença, de maneira a criar maior responsabilização de cada família, empresários e trabalhadores na manutenção de seu ambiente doméstico, comercial ou de lazer, livres de potenciais criadouros do vetor transmissor da doença, em especial as ações relativas ao Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue.

Casos

De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde de ontem (22), o município registra 590 notificações. Destes, há 544 casos de dengue confirmados, 45 descartados e um em investigação.


 
 
Mais noticias
Po?o tubular ? perfurado na Linha S?o Jos?
Postada em: 06/08/2020 - 10:07:00
 
Veja Mais
© - 2024 | Todos os direitos reservados.
CNPJ 95.719.381/0001-70
4aw