Um total de 1.124 doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas em Quatro Pontes até ontem (12). A informação é da Secretaria de Saúde, que está à frente da realização da campanha nacional no município. O número se divide entre 38 crianças, 69 trabalhadores da saúde, 701 idosos, 31 caminhoneiros, quatro gestantes, 17 adultos, quatro profissionais das forças de segurança e salvamento, dois profissionais de transporte coletivo, 48 pessoas com doenças respiratórias crônicas, 58 pessoas com doenças cardíacas crônicas, duas pessoas com doenças renais crônica, dez pessoas com doenças hepáticas crônicas, quatro pessoas com doenças neurológicas crônicas, 15 pessoas diabéticas, além de 19 imunosuprimidos e 102 pessoas de outros grupos sem comorbidades, visto que uma empresa do município comprou doses e disponibilizou aos seus funcionários.
Na segunda-feira (11) iniciou a 3ª fase da campanha, que está dividida em duas etapas. A primeira vai até o próximo dia 17 e tem como público-alvo pessoas com deficiência, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias. Na segunda etapa, a partir do dia 18 deste mês até 05 de junho, serão incluídos professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos.
Em Quatro Pontes, o atendimento é na Sala de Vacinação no Centro de Saúde, das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30. Há distribuição de senhas para evitar a aglomeração de pessoas. Em caso de fila, pede-se que se mantenha uma distância de pelo menos dois metros dos demais e também solicita-se levar a caderneta de vacinação.
Pessoas com Deficiência
A deficiência física é alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física. Sobre a deficiência intelectual existe uma variedade de fatores que resultam na deficiência intelectual: condições sindrômicas, lesões cerebrais, enfermidades que provocam alterações no âmbito físico, sensorial e/ou, neurológico, que de maneira conjunta resulta em disfunções cognitivas e de linguagem, dificultando processos de comunicação e aprendizagem.
Informa-se que pessoas com transtornos mentais não estão contempladas no grupo prioritário “pessoas com deficiência” na classificação de deficiência intelectual. Os transtornos mentais são alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa e, geralmente, são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos anormais, que também podem afetar as relações com outras pessoas. Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.
Os documentos de identificação para o grupo prioritário e que devem ser apresentados contemplam laudos e declaração ou atestado médico, comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e documento de aposentadoria da pessoa com deficiência.