Os atendimentos da carteira de identidade estão temporariamente suspensos em vista das medidas de prevenção adotadas contra o novo coronavírus (Covid-19), conforme a Polícia Civil do Paraná (PCPR), mas os cidadãos de Quatro Pontes que tiverem urgência na confecção do documento podem comparecer ao posto do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) na prefeitura, comprovando a necessidade de obtê-lo.
Os seis casos considerados de urgência e que exigem documento para comprovação são: retirar medicamentos na farmácia (receita médica), internação hospitalar (boletim de internação), trabalho - contratação, concurso público, etc. (contrato de trabalho e/ou edital de nomeação), viagem - a trabalho, situação de saúde, etc. (notificação do trabalho e/ou atestado médico), furto ou roubo de documentos (boletim de ocorrência) e operações financeiras - celebração de contratos para compra/venda de imóveis, veículos, etc. (contrato de compra e venda).
Assim, caso seja mesmo necessário ir ao posto de identificação, o cidadão deve adotar todas as medidas de segurança sugeridas pelos órgãos de saúde, como fazer uso de máscaras, manter a distância de dois metros de outras pessoas e evitar levar acompanhantes.
Casos Não Aceitos
Há três casos principais que não são aceitos e é necessário esperar a pandemia passar. Portanto, se a foto está antiga (decreto nº 9.278, de 5 de fevereiro de 2018, parágrafo único. Se o titular for pessoa enferma ou idosa, não poderá ser negada a validade de Carteira de Identidade com fundamento nos incisos III e IV do caput”), se o RG está vencido (decreto nº 9.278, de 5 de fevereiro de 2018, art. 18. A Carteira de Identidade terá validade por prazo indeterminado) e se perdeu o RG (só serão aceitos em caso de urgência comprovada com boletim de ocorrência do extravio do documento de identidade).
A 2ª Via Rápida Voltou
Devido a pandemia do novo Coronavírus, a expedição da 2ª Via Rápida poderá demorar mais que o prazo habitual em virtude das medidas de segurança adotadas para a proteção da saúde dos funcionários, que fazem a impressão, envio e recebimento dos documentos.
Se recebeu um SMS informando que o seu RG está disponível para retirada, o titular pode ir ao posto (em endereço e horário indicados no SMS) com o protocolo e com sua máscara pessoal para retirar o seu documento.
Foto: Elisa Manoeli/IIPR