Mediante aprovação do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 (Comitê Covid-19), Quatro Pontes fará, a partir de segunda-feira (03), a retomada presencial gradual de parte das atividades dos Departamentos de Cultura e de Esportes. O Plano de Retorno das Atividades Presencias do Departamento de Cultura e Esportes foi apresentado na manhã de hoje (30) pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes aos membros do Comitê Covid-19, na Casa da Cultura, reunindo, ainda, o prefeito João Laufer, diretores de ambos os departamentos e os professores.
Para a elaboração do plano, importantes aspectos foram considerados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, que está bastante preocupada com a continuidade das atividades dos projetos culturais e esportivos. O planejamento, então, está baseado nas orientações da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), através de um documento norteador para a retomada da educação. Por meio do decreto municipal nº 029/2020, de 19 de março de 2020, as atividades escolares, culturais e esportivas foram suspensas por tempo indeterminado, como medida de prevenção à propagação do Covid-19.
Conforme a secretária Araceli Basso Tauchert, já se soma quatro meses sem atividades e é fato que as atividades escolares, culturais e esportivas fazem parte da rotina de mais de 50% da população quatropontense e são de suma importância para a saúde psíquica e mental, pois promovem socialização, convívio e exercício físico. Segundo ela, na última segunda (27) e terça-feira (28) aconteceram reuniões presenciais com os professores, colaboradores, instrutores e funcionários da secretaria, ocasião que foram discutidas as formas e métodos para uma retomada gradual das atividades e cada professor, a partir da prática da sua oficina, elaborou o método mais seguro para o retorno das atividades presenciais. O decreto será publicado ainda nesta quinta-feira no Diário Oficial.
Protocolos
Araceli explica que as equipes terão que seguir protocolos de medidas para prevenir a propagação do Covid-19. “Todos os profissionais ligados à cultura e ao esporte estão orientados sobre como proceder na retomada gradual presencial. Os professores irão contatar as famílias, explicando como serão as aulas e repassando todas as informações necessárias, visto que o número de alunos por aula será reduzido, bem como o tempo”, esclarece, acrescentando: “Em relação à educação, está sendo feito um plano de retorno com previsão para setembro. Todos os municípios que integram a Amop estão sendo organizados para isso, mas por enquanto as aulas presenciais continuam suspensas”.
Sobre as quadras e parques públicos, Araceli explica que ainda não serão liberados. “Demos um primeiro passo com as atividades da cultura e esportes, mas tudo precisa ser bem planejado. Por isso, vamos manter fechados esses espaços”, expõe.