Quem passa pela Avenida Presidente Epitácio, em Quatro Pontes, já percebe uma movimentação atípica. São máquinas e homens trabalhando em um projeto que terá grande visibilidade no município. Trata-se da remodelação da principal via da cidade. Nesta semana, começou o corte das 184 árvores. Paralelo a isso, uma equipe terceirizada da Copel está fazendo a instalação de postes da rede elétrica na via lateral - hoje eles estão implantados no canteiro central que, conforme o projeto, será modificado.
Conforme o prefeito Paulo Feyh, as 11 quadras da avenida serão contempladas com as mudanças. Ele explica que as árvores serão substituídas pela espécie quaresmeira, indicada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) porque não atinge a rede elétrica. “Firmamos um convênio com a Copel para o fornecimento de quaresmeiras, que já estarão com cerca de 1,8 metro. É uma espécie própria para a área urbana. É importante recordarmos que a espécie predominante hoje na avenida é a sibipiruna, que é da Mata Atlântica e foi plantada há décadas. Hoje ela não é mais adequada em função dos riscos que causa à população e o contato com a rede elétrica”, salienta.
O mandatário explica que a remoção das árvores está sendo feita por uma equipe da prefeitura, diminuindo os custos do projeto. Na sequência, deve ocorrer a licitação para a contratação de uma empresa que trabalhará com um equipamento especial para a remoção dos tocos das árvores. Com o equipamento, será possível diminuir os transtornos e evitar danos em calçadas, meios-fios e asfalto para a retirada das raízes. “Com a retirada dos tocos já serão colocadas as novas árvores. Isto será possível porque no projeto já consta onde cada nova árvore será cultivada. Então não há necessidade de aguardar a implantação do novo calçamento para daí fazer o plantio”, frisa.
Feyh enaltece ainda que a Copel está trabalhando em um estágio avançado na remodelação da avenida. Já foram instalados todos os postes na via lateral e agora ocorre a implantação da nova rede de energia elétrica, que será do tipo compacta. Até então, os postes estão no canteiro central, o qual será refeito para contemplar ciclovia e implantação de superpostes de iluminação pública.
Segunda etapa
Na primeira etapa do projeto, a municipalidade está investindo mais de R$ 300 mil. A segunda etapa, por outro lado, contempla recursos federais. São três emendas parlamentares, dos deputados federais Alfredo Kaefer, Dilceu Sperafico e Dr. Rosinha, que somam em torno R$ 750 mil. “Se estes recursos forem liberados ainda neste mês, será possível realizar 100% do projeto em cerca de dez meses”, estima o prefeito.
De acordo com ele, a segunda etapa prevê a substituição da atual calçada para padronizar com paver, melhorias em bocas de lobo e bolsões, instalação dos superpostes com construção de ciclovia no lugar onde hoje está o canteiro central, sinalização, bem como a implantação de uma rotatória no cruzamento da avenida com a Rua Bagé. “É um trecho que quem está na avenida e vem da Polícia Rodoviária Federal normalmente passa em alta velocidade, sendo que ali já houve acidentes, inclusive com óbito. Queremos regular esse tráfego para especialmente permitir a redução de velocidade dos veículos”, informa Feyh.
Aspecto moderno
Para o prefeito, quando a remodelação estiver concluída proporcionará um aspecto mais moderno e de centro urbano para a cidade. “A obra dará um aspecto de cidade pujante, promissora e futurista, que é o que vivemos hoje”, expõe, emendando: “A obra deve motivar os empresários a também investir em suas empresas. Tivemos uma grande participação da classe empresarial nas audiências públicas e o que observamos é que essa é uma das ações que nós, Poder Público, podemos desenvolver para auxiliar os comerciantes. Ou seja, quando proporcionamos uma melhor visibilidade e maior exposição das empresas, com certeza aumenta e muito a probabilidade de comercialização, de negócios e de termos um ambiente favorável para o desenvolvimento dos negócios. É isso que queremos”, afirma.
Outro ponto importante destacado pelo mandatário é que quando a obra estiver concluída tende a eliminar conflitos de trânsito que são comuns hoje. “São transeuntes, ciclistas, motociclistas e demais motoristas dividindo o mesmo espaço. Queremos melhorar o tráfego e proporcionar uma convivência tranquila no trânsito”, avalia.
Novo visual
Embora durante o andamento do projeto possam ocorrer transtornos, o que é normal em qualquer obra, o presidente da Associação Comercial (Aciquap), Evandro Luiz Zelenski, também é da opinião de que a remodelação da Avenida Presidente Epitácio vai motivar os empresários a investir no comércio. “Quando estiver concluída, será fantástica porque dará um novo visual para a cidade. Essa revitalização é importante para os comerciantes, principalmente da avenida, que terão maior visibilidade de suas lojas, assim como os pedestres terão uma calçada melhor e os ciclistas poderão contar com a ciclovia. Ou seja, todo fluxo vai melhorar”, expõe. “A obra vai dar a Quatro Pontes uma nova cara, pois todo município envelhece e aqui não foi diferente”, opina.
Enquanto o Poder Executivo trabalha no projeto, Zelenski comenta que o empresário tem à disposição o programa Sebraetec, do Sebrae, que, dentro de sete linhas de atuação, possui a Design, na qual permite melhorar a aparência do ambiente interno e externo da empresa. “Já há empresários envolvidos no Sebraetec, que visa inclusive a revitalização de fachadas. A avenida terá uma cara nova e as empresas interessadas também podem fazer parte do projeto de melhorar a aparência de seus ambientes”, informa o presidente da Aciquap, segundo o qual, em torno de dez empresas já confirmaram participação no programa, desenvolvido a partir de uma parceria entre o município, Sebrae e classe empresarial.
Crédito:
Maria Cristina Kunzler/Jornal O Presente