Uma capacitação sobre a Hanseníase aconteceu na tarde de ontem (23) junto a Casa da Cultura do Município de Quatro Pontes direcionada a equipe de Atenção Primária a Saúde. Cerca de 30 Agentes Comunitários de Saúde dos municípios de Maripá, Nova santa Rosa e Quatro Pontes estiveram participando. Oficinas também foram realizadas. Palestras com representantes da 20º Regional de Saúde e da SESA também foram ministradas.
A Secretaria de Estado de Saúde - SESA está promovendo a sensibilização para os Agentes Comunitários de Saúde – ACS e para a coordenação do Programa de Hanseníase do município.
A hanseníase é uma doença infecciosa e transmissível causada pelo Mycobacterium leprae. Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Nas áreas afetadas pela hanseníase surgem manchas e o paciente apresenta perda de sensibilidade térmica, perda de pelos e ausência de transpiração. Quando lesiona o nervo da região em que se manifestou a doença, causa dormência e perda de tônus muscular na área. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, e há várias campanhas para a erradicação na doença. É considerada um problema de saúde pública, tornando-se uma das prioridades do Ministério da Saúde. O qual o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um profissional fundamental na identificação de manchas suspeitas da doença nos indivíduos e encaminhamento às Unidades de Saúde para investigação, assim como acompanhamento dos pacientes diagnosticados e orientação quanto à importância da adesão ao tratamento.