A Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Pontes deu início a uma campanha de devolução de medicamentos. O intuito da ação é retirar os remédios inutilizados pela população e dar a destinação final correta: curar enfermos se os medicamentos estiverem lacrados e dentro do prazo de validade ou descartar em local adequado em caso de vencimento ou violação da embalagem. A coleta também priva pela prevenção de acidentes domésticos.
Segundo a Secretária de Saúde, Ana Maria Görgen, a população pode levar os medicamentos na Unidade de Saúde. "Muitas pessoas tem medicamentos guardados em casa, lacrados, e que ainda podem ser utilizados. Por isso pedimos que participem da campanha", convidou.
Os medicamentos devolvidos irão passar por uma triagem de uma equipe especializada da Secretaria da Saúde. Os que estiverem dentro do prazo de validade e sem rupturas nas embalagens, serão recolocados em circulação dentro do Sistema Municipal de Saúde. Já os remédios vencidos e que apresentem qualquer violação em seus lacres, serão encaminhados para devida destinação.
“Os medicamentos só devem ser utilizados para curar as doenças diagnosticadas pelos médicos. Depois disso, é inútil manter o medicamento na residência. A estocagem em casa pode gerar acidentes domésticos graves. Guardar remédios em casa é um erro. O medicamento pode vencer e ser utilizado, causando problemas à saúde”, ressaltou.