A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Quatro Pontes, dando sequência ao projeto "traga de volta", realizou a primeira triagem dos medicamentos devolvidos.
O intuito da campanha é retirar os medicamentos inutilizados pela população e dar a destinação final correta: curar enfermos se os medicamentos estiverem lacrados e dentro do prazo de validade ou descartar em local adequado em caso de medicamento vencido ou violação de embalagem.
O cidadão que possuir medicamentos em casa dentro do prazo de validade deve levar os mesmos ao Centro de Saúde para devolução/doação e depositá-los na caixa que se encontra diante da farmácia. Caso o medicamento esteja vencido, ele também pode ser devolvido para inutilização correta.
A farmacêutica Sandra Rodhen lembra que os medicamentos não devem ser jogados em lixos comuns. “Quando descartados no lixo ou na rede de esgoto os resíduos de medicamentos podem contaminar o solo e a água, prejudicando a saúde da população, a destinação correta dos medicamentos também salvam vidas”, disse.