Durante toda esta quinta-feira (19) acontece na Escola Municipal Dona Leopoldina a II Feira do Empreendedorismo. A feira tem o envolvimento de cerca de 220 alunos e pretende alcançar mais de 800 pessoas. O evento segue aberto até às 17 horas, sem intervalo ao meio dia.
A abertura contou com a presença de autoridades municipais, do Prefeito Municipal, Paulo Feyh, do Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Quatro Pontes, Evandro Zelenski, da gestora do Sebrae, Elisangela Rosa, alunos e comunidade. Em seu discurso, Elisangela elogiou o envolvimento das crianças e a organização da feira, bem como o desenvolvimento de todas as atividades que envolvem o projeto. “Quatro Pontes é uma cidade que deve ser exemplo. Parabéns a todos. O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, do SEBRAE, possibilita ensinar empreendedorismo na escola. Isso é muito importante para o futuro pois aprendem noções de economia, de renda, de lucratividade, de administração, entre outros”, disse.
A estudante do quinto ano, Ketlyn Rauber, ressalta que a educação de Quatro Pontes ensina além das disciplinas tradicionais. “Aprendo sobre o empreendedorismo e sei que isso será muito importante para a minha vida profissional no futuro. A turma que estudo está trabalhando a temática ‘Sabores e Cores’. Aprendemos sobre como é a profissão que envolve a gastronomia, a fazer algumas receitas, conhecemos os ingredientes que fazem parte das receitas, as medidas necessárias de cada um deles, os cuidados com a higiene no preparo dos alimentos e muito mais. Além de aprender na prática como fazer o alimento, entendemos que eles podem ser comercializados e a venda deles gerar o lucro”, disse acrescentando que durante a feira, eles farão venda de cupcake, suco de laranja, mini esfiha e espetinho.
Neste projeto o professor é o mediador de descobertas e deve estar aberto para novas maneiras de ensinar e aprender. O objetivo do projeto é fomentar a cultura empreendedora, procurar apresentar práticas de aprendizagem considerando a autonomia do aluno para aprender. A educação empreendedora incentiva o aluno a buscar autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.
A turma do primeiro ano está trabalhando a temática “O mundo das ervas aromáticas”. O segundo ano a temática “Temperos Naturais”. O terceiro ano trabalha a oficina “Brinquedos ecológicos”. O quarto ano trabalha a “Locadora de Produtos” e o quinto ano, “Sabores e Cores”.