Na tarde de terça-feira, 23 de julho, a Escola Municipal Dona Leopoldina recebeu a visita da equipe do Núcleo de Cooperação Pedagógica dos Municípios (NCPM), vinculado ao Núcleo Regional de Educação (NRE), em um importante momento de diálogo e cooperação pedagógica. O encontro contou com a presença da equipe gestora da escola, da articuladora municipal do programa Renalfa, professora Ruth dos Reis Juwer, e de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Quatro Pontes.
A reunião teve como foco a apresentação e análise dos resultados da avaliação formativa de fluência em leitura aplicada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A partir dos índices de fluência leitora (IFL), foram pactuadas metas possíveis para os próximos meses, com o objetivo de promover o alinhamento de ações pedagógicas e fortalecer o trabalho cooperativo entre as instituições envolvidas.
Durante o encontro, houve uma observação detalhada dos níveis de proficiência em Língua Portuguesa alcançados até o momento. A partir desses dados, a Secretaria Municipal de Educação, a equipe gestora da escola, os professores e o articulador municipal iniciarão a elaboração de um plano de ação pedagógica, que será orientado por um roteiro específico de acompanhamento nas turmas de 2º ano.
Também foram debatidas estratégias de acompanhamento, planejamento curricular e formação continuada, com foco na garantia dos direitos de aprendizagem previstos no currículo unificado e no fortalecimento da atuação interinstitucional em prol da alfabetização.
A articuladora Ruth dos Reis Juwer destacou a importância do momento:
“Momentos como este reforçam o compromisso coletivo com a aprendizagem, o diálogo entre as redes e o protagonismo dos profissionais da educação na construção de uma escola pública de qualidade.”
A Secretaria Municipal de Educação agradece a presença da equipe do NCPM/NRE e reforça seu compromisso com o desenvolvimento de ações colaborativas que qualifiquem cada vez mais a política educacional no território municipal.