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Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Transportes

Nome: Luis Carlos Becker
Email: viacao@quatropontes.pr.gov.br
Fone/Ramal: (45) 3279-8111 / 99993-2971

Informações Adicionais:

As competências da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Transportes, órgão subordinado diretamente ao prefeito municipal, estão descritas no artigo 20 da lei municipal nº 1572 de 30 de janeiro de 2015.

Art. 46 A Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Transportes é constituída das seguintes unidades organizacionais:

I - Departamento de Obras

II - Departamento de Urbanismo

  1. Divisão de Abastecimento de Água
  2. Divisão de Equipamentos Públicos
  3. Divisão de Praças, Parques e Jardins

III - Departamento de Transportes

Subseção I

Do Departamento de Obras

Art. 47 Ao Departamento de Obras compete:

  1. prestar as informações necessárias ao acompanhamento das obras e serviços de engenharia;
  2. fornecer os dados necessários à formalização dos contratos de obras pública a serem executadas por terceiros, sob regime de administração indireta, quando solicitadas pelos órgãos competentes;
  3. fiscalizar a execução das obras municipais executadas por terceiros, sob regime de contratação à luz dos projetos e contratos, notificando e registrando as infrações e irregularidades contratuais constatadas, lavrando os respectivos autos e encaminhando-os ao órgão hierárquico imediato superior;
  4. realizar o acompanhamento físico-financeiro das obras contratadas, controlando, conferindo e registrando todas as medições efetuadas e pagas;
  5. elaborar memória de cálculo e planilhas para a liberação da medição dos serviços executados nas obras, observando as disposições contratuais pertinentes;
  6. conferir as planilhas de medição, verificando sua fidelidade com o contrato;
  7. fiscalizar a observância das disposições contratuais das obras públicas executadas por terceiros quanto às especificações técnicas, prazos e pagamentos;
  8. cumprir outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções, que forem atribuídas pelo secretário Municipal de Obras, Urbanismo e Transportes.

Subseção II

Do Departamento de Urbanismo

Art. 48 Ao Departamento de Urbanismo compete:

  1. coordenar a elaboração do plano de ação e obras de paisagismo e urbanismo para a cidade;
  2. executar e avaliar os serviços de varrição e capina;
  3. promover campanhas educativas sobre a cidade limpa;
  4. elaborar e propor a programação periódica dos trabalhos de limpeza pública, verificando itinerários fixados para a coleta, limpeza pública e remoção do lixo;
  5. emitir parecer técnico e fornecer dados sobre equipamentos destinados à limpeza pública;
  6. orientar quanto ao correto acondicionamento do lixo e horários de coleta regular;
  7. acompanhar a fiscalização do cumprimento da legislação municipal de posturas e regulamentos;
  8. propor elaboração de projetos de reflorestamento e da arborização em logradouros e bairros com deficiência ou ausência de arborização;
  9. acompanhar as instalações elétricas de iluminação pública, zelando por sua conservação;
  10. cumprir outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções, que forem atribuídas pelo secretário Municipal de Obras, Urbanismo e Transportes.

Subseção III

Da Divisão de Abastecimento de Água

Art. 49 À Divisão de Abastecimento de Água compete:

  1. projetar, executar, ampliar, remodelar e explorar diretamente os serviços de abastecimento de água potável e de esgotos sanitários;
  2. aplicar os dispositivos legais de defesa contra a poluição de cursos de água;
  3. realizar a apropriação do custo da operação, estudar e propor justificadamente os valores a serem fixados para as tarifas de águas e esgotos e de outros serviços da divisão;
  4. coligir elementos informativos e dados estatísticos de interesse para projeto, construção, operação, manutenção e custeio dos serviços de água e esgoto;
  5. exercer quaisquer outras atividades compatíveis com leis gerais e especiais e tendentes ao aperfeiçoamento da operação e manutenção dos serviços de água e esgoto;
  6. lançar e fiscalizar as taxas dos serviços de águas e esgotos e de consumo de água, obedecidas as normas legais em vigor, e bem assim, resolver todas as questões gerais e especiais referentes a esses tributos;
  7. promover a educação ambiental e a formação de consciência crítica de conservação e de valorização da água, com vistas à melhoria da qualidade de vida;
  8. cumprir outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções, que forem atribuídas pelo diretor do Departamento de Urbanismo.

Subseção IV

Da Divisão de Equipamentos Públicos

Art. 50 À Divisão de Equipamentos Públicos compete:

  1. elaborar planejamento de construções, manutenção e recuperação de equipamentos públicos;
  2. criar base de dados sobre os equipamentos públicos existentes;
  3. recuperar os equipamentos urbanos existentes e danificados;
  4. manter em bom estado de conservação os cemitérios;
  5. planejar a instalação de equipamentos de infraestrutura para a prestação de serviços públicos nas regiões de interesse do Poder Público, de modo a torná-los universais;
  6. cumprir outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções, que forem atribuídas pelo diretor do Departamento de Urbanismo.

Subseção V

Da Divisão de Praças, Parques e Jardins

Art. 51 Compete à Divisão de Praças, Parques e Jardins:

  1. definir e localizar as áreas verdes de novos loteamentos;
  2. implantar as exigências do plano diretor urbano em relação às praças, parques e jardins;
  3. planejar e elaborar um sistema de áreas verdes para a área urbana do município;
  4. supervisionar a implantação e manutenção do paisagismo dos parques, praças, jardins e logradouros públicos;
  5. identificar necessidade de espécies adequadas ao plantio de arborização urbana;
  6. acompanhar a implantação e manutenção dos projetos de reflorestamento, de arborização urbana e de paisagismo;
  7. elaborar e submeter periodicamente à apreciação e análise superior, relatório estatístico e gerencial das atividades desenvolvidas;
  8. cumprir outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções, que lhe forem atribuídas pelo diretor do Departamento de Urbanismo.

Subseção VI

Do Departamento de Transportes


Art. 52 Ao Departamento de Transportes compete:

  1. levantar e mapear todas as estradas vicinais, ramais, rurais e secundarias não pavimentadas do município, incluindo ruas e avenidas, que precisam de manutenção periódica, identificando os pontos críticos e frágeis das mesmas;
  2. estabelecer estratégia de manutenção periódica das estradas, procurando corrigir os pontos críticos através de soluções de caráter mais duradouro como o cascalhamento, compactação e canalização de aguas pluviais;
  3. monitorar através de contatos com lideranças comunitárias rurais e visitas locais, o estado de conservação de cada estrada não pavimentada mapeada, objetivando manter um alto grau de satisfação dos usuários;
  4. criar condições para estocagem de cascalho em pontos estratégicos do município, visando uma maior eficiência e um menor custo na manutenção das estradas;
  5. manter uma equipe em caráter permanente para reparos e construção de pequenas pontes e bueiros nas estradas vicinais, ramais, rurais e secundários do município;
  6. cumprir outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções, que forem atribuídas pelo secretário Municipal de Obras, Urbanismo e Transportes.
Tecnologia e desenvolvimento