Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 29/10/2020 - 15:56
Alerta sobre Morcegos

A Secretaria de Saúde, de Quatro Pontes, através do Departamento de Vigilância em Saúde, alerta a população do município para tomar muito cuidado quando observar a presença de morcegos nas casas e nos quintais. Estes mamíferos são potenciais transmissores do vírus da raiva e quando contaminados podem transmitir esta doença aos humanos através da saliva.

Morcegos são animais da fauna brasileira, possuem hábitos noturnos e quando observados vagando durante o dia pode significar que estão doentes. A orientação é que a população jamais toque em morcegos que entram em casa sem proteção nas mãos - utilizar luvas ou saco plástico quando necessário - e, se possível, trazer o mesmo para a Vigilância Sanitária, devidamente embalado em saco ou pote plástico fechado, que o encaminhará para análise e monitoramento da circulação do vírus rábico.

A raiva é uma doença muito grave, que está presente no território brasileiro e se faz necessário manter-se vigilante. Assim, solicita-se que a população procure as Unidades de Saúde sempre que houver um acidente por mordida de cão/gato ou qualquer contato físico com morcego ou outro mamífero silvestre (quati, macacos). E também se deve manter a caderneta de vacinação do animal de estimação em dia.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento