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| 24/11/2021 - 11:58
Paula Becker é a única candidata à direção da Escola Municipal Dona Leopoldina

No processo eleitoral para escolha de diretor (a) da Escola Municipal Dona Leopoldina de Quatro Pontes, apenas a professora Paula Rejane Fulber Becker está inscrita para a direção do educandário, a partir de 02 de janeiro de 2022. O seu nome foi homologado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes no Diário Oficial, com publicação do edital nº 03/2021 no último dia 10. Paula tem realizado sua campanha eleitoral, que deverá encerrar dois dias úteis antes da data prevista para o pleito, marcado para a próxima terça-feira (30), das 07 às 17 horas, nas dependências da escola.

O voto é direto e secreto e têm direito a votar o corpo docente em exercício na escola, os demais servidores nela lotados e em exercício, os pais de alunos nela matriculados ou em sua falta, os responsáveis legais, sendo um por família, além da secretária de Educação, Cultura e Esportes. Para ser eleita, Paula deverá obter 50% mais um do total de votos aptos.

Plano de Ação

A candidata apresentou, conforme regulamento, junto com o pedido de candidatura, um Plano de Ação para os dois anos (2022-2023) em que permanecerá, se eleita, à frente da direção do estabelecimento. Os objetivos gerais englobam criar um ambiente de trabalho saudável, promovendo a valorização das habilidades de cada um; acompanhar o processo de ensino-aprendizagem atuando junto ao corpo docente, alunos e pais no sentido de analisar os resultados da aprendizagem com vistas a sua melhoria; buscar parcerias, arrecadando recursos para a efetivação de projetos que se fizerem necessários durante o período; manter diálogo aberto com a SMED e administração municipal, visando agilidade na resolução de problemas que surgirem no período; e buscar o cumprimento do Regimento Escolar e do Projeto Político Pedagógico da escola.

Atendimento Corpo Docente e Funcionários

Nesta área, os objetivos são investir no desenvolvimento de pessoas, potencializando os resultados no trabalho, elevando a motivação e empenho; desenvolver ações coletivas no sentido de superação de dificuldades; promover ações que viabilizem a prática da gestão democrática, participativa e envolvente, oferecendo abertura para o diálogo e sugestões que visam o trabalho e a integração de toda a equipe; garantir o fazer pedagógico como prioridade na escola, fundamentando e estruturando as atividades propostas aos estudantes de maneira que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo e contemple os diversos estilos de aprendizagem e as múltiplas inteligências; motivar alunos, professores, funcionários e pais no sentindo de recriar um “encantamento” que sustente uma relação saudável entre todos, otimizando o ensino/aprendizagem; apresentar aos pais, no início de cada ano todos os profissionais, evidenciando a função e o horário de trabalho/permanência em nosso estabelecimento; compartilhar informações de maneira direta e clara, culminando em mensagens embasadas na transparência; promover pequenos encontros mensais com todos os colaboradores, a fim de ouvir as sugestões e avaliar o efeito das iniciativas; programar periodicamente reuniões pedagógicas, de pais, de conselho de classe e de planejamento; promover a atuação conjunta dos profissionais da escola nos turnos da manhã e tarde, fornecendo subsídios ao corpo docente na implementação de seus projetos e no desenvolvimento do seu trabalho; subsidiar o corpo docente na elaboração e a execução do planejamento anual, bimestral e diário, propondo alternativas metodológicas a partir de reflexões coletivas; orientar e acompanhar no preenchimento registro de classe (LRCO); promover a gestão financeira da escola de forma transparente e participativa; identificar constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento; e estimular o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.

Atendimento aos Alunos

Os objetivos nessa área abrangem criar um ambiente de estudo saudável, promovendo a valorização das habilidades de cada um; proporcionar meios de interação com as tecnologias existentes na escola; acompanhar e apoiar os alunos no desenvolvimento de ações educativas; proporcionar aulas de reforço a alunos com dificuldades; observar de forma sistemática e assistemática o desempenho do aluno, com a finalidade de agir de forma preventiva; promover dinâmicas de grupo para socialização e desenvolvimento de valores; registrar em fichas próprias o desempenho da turma e individual, bem como comportamentos inadequados, tendo como premissa reverter os casos de baixo rendimento e analisar e promover a integração do aluno; e proporcionar momentos de reflexões que melhorem o relacionamento aluno-aluno e aluno-professor e propiciar condições de acesso e permanência na escola.

Atendimento à Família

Nesta área, por sua vez, a candidata tem como objetivos orientar a família sobre os procedimentos dos pais na melhoria do rendimento escolar do aluno; informar sobre a frequência e o rendimento escolar, bem como analisar os dados com vistas à sua melhoria; estimular o diálogo aberto na solução de problemas, com vistas a sugestões no intercambio das relações; e coletar dados e pesquisas para melhoria e aprofundamento de questões relativas ao processo ensino aprendizagem.

Estrutura Física da Escola

Quanto à estrutura física da escola, as metas são a reforma da lavanderia; viabilizar a implantação de acesso coberto em frente à escola; reorganização do espaço para planejamento; troca do ar-condicionado da cozinha; instalação de aparelhos multimídia e telas de projeção nas salas de aula, bem como a aquisição de mais aparelhos/telas; melhorias no laboratório de informática, como a disponibilização de internet em todas as máquinas e a troca de máquinas mais antigas; reorganização do espaço para funcionários que permanecem na escola em tempo integral; organização das salas de reforço; pintura das salas de aula; reorganização do almoxarifado; melhoria nos espaços de diversão da escola, com a ampliação dos brinquedos de pneus e a revitalização da rua em frente à escola, com a pintura de novas brincadeiras; e viabilizar a disponibilidade de um veículo em tempo integral para uso da escola.

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