Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 24/03/2022 - 14:35
Índice de incidência de focos do mosquito da dengue sobe para 3,2%, aponta LIA

O índice de incidência de focos do mosquito da dengue elevou novamente em Quatro Pontes, dando mais um sinal de alerta. O medo da Secretaria de Saúde é que uma nova epidemia de dengue acometa o município. Em janeiro, segundo o Setor de Controle de Endemias, a média do Levantamento de Índice Amostral (LIA) ficou em 2,1% e agora, após um novo levantamento, subiu para 3,2%, compreendendo toda a cidade, sendo que o índice considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%.

As agentes de endemias atuaram no LIA nos últimos dias, quando foram visitados 377 domicílios, dos 1.875 existentes na sede do município (20% dos imóveis). Os dados foram tabulados por Daiane Schroder, Marciane Kollett e Cinthia Margarete Soares e apresentados ao secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert.

Até o momento, conforme o Setor de Epidemiologia, o município registra quatro casos de dengue confirmados, 16 notificações, dez em investigação e aguardando resultado e dois descartados.  

Focos

As agentes de endemias contam que a maioria dos focos são encontrados em baldes com água da chuva, em materiais de construção, como tambores, além de piscinas, pratos de vasos de flor, cisternas mal vedadas. “Os locais são sempre os mesmos e isso não vai mudar enquanto toda a população não se mobilizar. É preciso verificar todo o quintal com ou sem chuva. Não espere que os focos sejam encontrados por nós. Elimine tudo que serve como criadouro ao mosquito”, esclarecem.

LIA

O LIA é uma atividade que foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em 2002. Ela permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus. A atividade é realizada por meio da visita a um determinado número de imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP).

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento