Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 04/04/2022 - 17:02
Casos de dengue sobem para 10 em Quatro Pontes

É grande a preocupação da Secretaria de Saúde de Quatro Pontes em relação à dengue. O número de casos confirmados já está em dez. O boletim, atualizado pelo Setor de Epidemiologia, ainda registra 31 notificados, 12 em investigação e aguardando resultado e nove descartados. O medo é que uma nova epidemia da doença acometa o município, que tem pouco mais de quatro mil habitantes.

No mês passado, Quatro Pontes teve a confirmação que o índice de incidência de focos do mosquito da dengue elevou em alto grau, chegando a 3,2%, sendo que em janeiro, segundo o Setor de Controle de Endemias, a média do Levantamento de Índice Amostral (LIA) ficou em 2,1%. O aceitável pelo Ministério da Saúde, por sua vez, é abaixo de 1%.

Por conta da situação, as agentes de endemias, com o apoio de servidores da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes, realizam bloqueios contra os criadouros, pois há muitos focos de larvas. Apesar deste trabalho, a condição exige que a população adote medidas preventivas para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. A orientação é vistoriar frequentemente calhas, caixas d’água, vasos de plantas, ralos, bandejas de geladeiras, potes de água dos animais, materiais de construção, como tambores, além de piscinas, cisternas mal vedadas e todos os materiais expostos ao ar livre que possam acumular água.

Nas escolas, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes também iniciou campanha de orientação, solicitando aos pais ou responsáveis legais a aplicação de repelente nas crianças e que incluam o produto no material escolar.

Inseticida

A aplicação de inseticida para o controle do mosquito Aedes aegypti ocorre por meio de nebulização com o aparelho Ultra Baixo Volume (UBV) costal e ao ver a equipe os munícipes precisam facilitar a entrada. Também deve-se deixar as portas e as janelas abertas, assim o inseticida se espalhará e atingirá os mosquitos da residência. Ainda é preciso prender os cachorros e proteger, cobrir ou deixar os animais pequenos, como pássaros, em cômodo isolado durante a pulverização. É essencial, ainda, tomar cuidado para não ficar exposto ao jato do inseticida, além de não deixar roupas no varal e não se aproximar do operador da bomba.

Denúncias devem ser feitas através do telefone da ouvidoria do SUS do município, no 98804-2060. 

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento