Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 28/04/2022 - 13:53
Casos de dengue sobem para 22 em Quatro Pontes

O número de casos confirmados de dengue está subindo em Quatro Pontes. Hoje (28) já são 22, incluindo 84 notificações e 24 no aguardo de resultado de exame, conforme o Setor de Epidemiologia. Para conter o avanço, a Secretaria de Saúde, através do Setor de Controle de Endemias, realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, mas carece, principalmente, do apoio da população em adotar medidas preventivas para a eliminação dos focos.

As agentes de endemias continuam com o trabalho de bloqueios, perante a aplicação de inseticida por meio de nebulização com o aparelho Ultra Baixo Volume (UBV) costal, porém, não entrando mais no pátio das residências. Deste modo, ao ver a equipe os munícipes devem abrir as portas e janelas, assim o inseticida se espalhará, atingindo os mosquitos. É preciso cobrir ou deixar os pequenos animais, como pássaros, em cômodo isolado durante a pulverização, não deixar roupas no varal e as pessoas não devem se aproximar do operador da bomba para não se expor ao jato do inseticida.

Além desta ação, recentemente foi realizado um arrastão em toda a cidade, com o apoio da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes. Em dois dias, diferentes materiais inservíveis foram recolhidos. Nas escolas, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes tem uma campanha de orientação, através da qual solicita-se aos pais ou responsáveis legais a aplicação de repelente nas crianças e que incluam o produto no material escolar.

A Secretaria de Saúde pede que cada cidadão verifique o quintal, eliminando qualquer tipo de material com água parada, pois o inseticida mata apenas o mosquito adulto e não as larvas. Vistorias frequentes devem ser feitas em calhas, caixas d’água, vasos de plantas, ralos, bandejas de geladeiras, potes de água dos animais e todos os materiais expostos ao ar livre. No telefone da ouvidoria do SUS, no 98804-2060, podem ser feitas denúncias. 

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento