Viabilizada por meio da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Sistema Fiep, através do Senai, consultoria do programa Mentoria Lean foi ofertada às empresas de Quatro Pontes visando capacitar, orientar e acompanhar os colaboradores na Filosofia Lean Manufacturing, com foco em implementação de ações de melhoria dos processos das empresas. A consultoria foi prestada pelo mentor pleno do Sistema Fiep, Jonathan Kuczmarski Bernardino.
A Mentoria Lean tem por objetivo aumentar a produtividade e a competitividade das micros, pequenas e médias empresas brasileiras de todos os segmentos da indústria, comércio e serviços, oferecendo soluções de baixo custo e de rápida implementação para melhorar práticas produtivas e gerenciais das empresas. A metodologia somou 64 horas, divididas em 12 semanas.
Dentre os benefícios do programa, promoção de melhorias rápidas, redução de custos, identificação de desperdícios, aumento médio acima de 20% na linha de produção, otimização de máquinas, transferência de competência e conhecimento para melhoria contínua e treinamento de colaboradores em manufatura enxuta.
Ao todo, seis empresas quatropontenses foram participantes, sendo EBS Fábrica de Máquinas Industriais Ltda., Gonçalves & Tortola S/A, Indústria de Móveis Bel’star Ltda. - Me., Marmoraria Quatro Pontes Ltda., Thema Indústria e Comércio de Materiais de Construção Ltda. e a Indústria de Frios Samollé Ltda..
Ontem (31), encontro para apresentação dos resultados da consultoria foi promovido na Associação Comercial e Empresarial de Quatro Pontes (Aciquap), contando com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rudi Kuns; presidente da Aciquap, Ivete Krüger; mentor pleno do Sistema Fiep, Jonathan Kuczmarski Bernardino; Dirce Rusch, da área comercial/vendas do Senai; diretor do Departamento de Fomento à Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Delmar Luiz Minks (Lui); e representantes das empresas participantes.