| 22/09/2022 - 15:23
Quatro Pontes forma 1ª turma do curso técnico em Segurança do Trabalho do IFPR

A Casa da Cultura de Quatro Pontes foi palco ontem (21) da sessão solene de colação de grau do curso técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Com beca e capelo, 22 alunos participaram da cerimônia online do IFPR, iniciada às 17h30, e da solenidade presencial da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Ambas reuniram o prefeito em exercício, Tiago Hansel, prefeito João Laufer, secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, presidente da Câmara de Vereadores, Cleunice Majolo, vereador Pedrinho Tonelli, tutora do curso no polo de Quatro Pontes, Jiane Spengler, e familiares.

A sessão solene do IFPR iniciou com a conferência documental de cada aluno, seguida do juramento, e finalizou com o discurso de diretores do IFPR. Logo após, a cerimônia presencial foi realizada mediante mensagem das autoridades, entrega de lembrança aos alunos e à tutora, encerrando com brinde comemorativo.

Entre os formandos, Alexandre Luiz Comin, Anderson Kieling, Angelita Pinto Libermann, Camila Juliana Meotti, Carline Suelin Volkweis, Daniel Wilde, Denize Muller, Erica Maria Frohlich, Ignes dos Santos Pereira, Ilorne Langer, Luciana Bogoni Wilde, Lurdes Maria Lunkes Kuns, Marcelo Juwer, Mario Junior Guimarães, Marlize Maria Marschall Tonelli, Noeli Salete Cornelius, Norberto Francisco Engelsing, Rosa Maria da Silva Louzada, Rosimeire de Lurdes Pereira, Silvio Weiss, Silvani Conceição de Brito Pereira e Tatiane Tamara Uecker.

Convênio

O curso técnico em Segurança do Trabalho foi viabilizado ao município pelo deputado federal Sérgio Souza junto ao IFPR, sendo firmado convênio através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes em 2018. O início das aulas se deu em fevereiro de 2019, sempre às terças-feiras, na Escola Municipal Dona Leopoldina.

A duração média do curso é de dois anos, no entanto, por conta da pandemia da Covid-19 as aulas presenciais foram paralisadas em 2020. Tempo depois, no final de 2021, houve o retorno de forma online, seguindo todas as orientações do IFPR, e concluiu-se a grade curricular no mês de julho deste ano.