(45) 3279-8100
Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 06/12/2022 - 14:55
Quatro Pontes: esporos de ferrugem asiática são encontrados em coletores

Os primeiros focos de ferrugem-asiática da soja em áreas comerciais na safra 2022/23 foram identificados no Paraná, em lavouras de Londrina e Terra Roxa. O registro foi feito pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), membro do Consórcio Antiferrugem. De acordo com o coordenador do Programa Grãos do IDR-Paraná, Edivan Possamai, a assistência técnica estadual identificou a presença da doença no dia 25 de novembro em plantas que estavam em desenvolvimento reprodutivo, semeadas da primeira para a segunda quinzena de setembro.

Em Quatro Pontes, há dois coletores sendo monitorados semanalmente e em ambos foram encontrados esporos de ferrugem asiática, servindo de alerta para os produtores de soja. Apesar da detecção, ainda não se tem registro de sintomas nas plantas. Logo, o boletim do IDR-Paraná mostra que a presença dos esporos é um indicativo do patógeno no ambiente, mas não necessariamente significa infecção da doença à campo, bem como eventual epidemia. Assim, torna-se necessário a intensificação no monitoramento da doença na forma sintomática à campo, através da inspeção de folhas de soja.

O mapa do Alerta Ferrugem está disponível no link https://cutt.ly/AlertaFerrugem, que pode ser acessado diariamente pelos agricultores. Em caso de dúvidas, também podem contatar o escritório local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-PR), antiga Emater, com Márcia ou Luiz, ou ligar no 3279-1190.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento