| 03/02/2023 - 11:59
Itaipu e Lindeiros lançam série ‘Prosa Rural’ e fortalecem comunicação com produtores rurais

O Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, por intermédio do Convênio Linha Ecológica: Educação para a Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território, realizou ontem (02) a primeira reunião de 2023 com interface dos programas de Gestão por Bacias Hidrográficas (GBH) e Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) da Itaipu Binacional. O objetivo foi apresentar uma nova estratégia de sensibilização de Educação Ambiental para os produtores rurais.

Foi desenvolvido um material em vídeo, em quatro episódios, compondo a série ‘Prosa Rural’. O material foi apresentado e alinhado com a rede de articuladores locais ou municipais com estratégias de compartilhamento. A série aborda vários conteúdos, como recuperação de nascentes e matas ciliares, manejo adequado do solo e boas práticas dos produtores da região, segundo Lucilei Rossasi, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional.

Episódios

O primeiro episódio do Prosa Rural, que já está disponível no YouTube no link youtube.com/watch?v=LnsAEhf9HfA, será apresentado no 35º Show Rural Coopavel na próxima semana. O segundo episódio será divulgado na semana alusiva ao Dia Mundial da Água, em março. Na semana do Dia da Terra, em abril, será divulgado o terceiro episódio e em junho, na semana do meio ambiente haverá a divulgação do quarto episódio.

A iniciativa faz parte da meta ambiental de trabalho com os agricultores. “A gente fala muito dos ODS e o apoio regional para chegar ao público final é a parceria e meios de mobilização pelo ODS 17”, destaca a gestora do Programa Cidades Sustentáveis pela Itaipu Binacional, Luciany Franco.

O material será compartilhado pelos articuladores municipais para diversos públicos como, estudantes, educadores e agricultores.