Plantada lá traz, em 2017, a semente da valorização do meio ambiente já produziu frutos e ainda germina em Quatro Pontes. Mas a iniciativa não se realiza sozinha, tem mãos e projetos. É o Departamento de Ação Ambiental, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que viabilizou 9.547 novas mudas de árvores nativas e frutíferas, sendo que 7.681 foram entregues aos produtores rurais, por intermédio de parceria com a Itaipu Binacional; houve o plantio de 300 na área urbana, 56 no pomar comunitário e 40 palmeiras na Avenida Presidente Epitácio, tudo comprado com recursos próprios; além de outras 1,3 mil a partir de parceria entre a Construtora Castilho e o Poder Público.
No caso da parceria com a Itaipu, as mudas são oriundas do seu Refúgio Biológico. Para receber as mudas, os produtores rurais se cadastram no departamento. “É um trabalho de recuperação ambiental que propõe compensar a vegetação e ampliar a área plantada. Sabemos que o cuidado com o meio ambiente é fundamental para essa e as próximas gerações”, diz a diretora do Departamento de Ação Ambiental, Rosa Maria Sulzbach.
O município também conta com uma horta comunitária, implantada no ano passado. “Assim que houver queda na temperatura, vamos reformá-la e realizar o plantio de novas hortaliças, verduras e legumes. Atualmente, o clima está com temperaturas muito elevadas, o que acaba queimando as mudas. Parte da horta também foi destruída no ano anterior devido a um temporal. Em breve, então, será reformulada e a comunidade poderá aproveitar”, conta Rosa.