(45) 3279-8100
Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 03/03/2023 - 16:58
Secretaria de Saúde recebe representantes do Narcóticos Anônimos

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes recebeu, em recente visita, representantes do Comitê de Serviço de Relações Públicas da Área Renascer Oeste Paranaense visando apresentar o Narcóticos Anônimos (NA), irmandade ou sociedade sem fins lucrativos de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. O encontro, que ocorreu na sala de reuniões da secretaria, foi acompanhado pela secretária Renata Leônidas e parte da sua equipe, como psicóloga, nutricionista, profissionais do Setor de Controle de Endemias, Estratégia Saúde da Família e Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs).

Na ocasião, foi explanado sobre o que é o programa, objetivos, funcionamento, entre outras questões. O Narcóticos Anônimos é totalmente anônimo, livre e gratuito. Foi fundado em 1953 nos Estados Unidos e em 1985 no Brasil. No Paraná, por sua vez, surgiu em 1989, contando com aproximadamente 70 grupos em todo o Estado. O programa oferece esperança, sendo somente necessário a pessoa levar o desejo de parar de usar drogas e a disposição de experimentar uma nova maneira de viver. Trata-se de reuniões e o anonimato é mantido na mais estrita confidência. O programa não se interessa em saber o que ou quanto de drogas a pessoa usou, quais eram os seus contatos, o que fez no passado ou o quanto tem ou deixa de ter. O interesse é sobre o que a pessoa quer fazer a respeito do seu problema e como o Narcóticos Anônimos pode ajudar.

Há grupos nas cidades de Assis Chateaubriand, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Toledo, com reuniões fechadas (somente para adictos ou quem acredita que tem problemas com drogas) e abertas (para adictos, amigos, familiares, profissionais e todo e qualquer membro da comunidade). Os quatropontenses interessados em fazer parte podem ir à Secretaria de Saúde, que estará auxiliando no encaminhamento.

Outras informações é possível encontrar no site www.na.org.br ou entrar em contato no serviço de ‘Linha de Ajuda’, através do (45) 99932-2324.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento