O Plano de Abandono Escolar é uma data prevista no calendário escolar da Secretaria de Estado do Paraná (SEED), apresentada em dois momentos, no qual todas as instituições de ensino devem realizar o treinamento com seus alunos e servidores, através de uma simulação de evacuação do prédio escolar em caso de incêndio. Para dar cumprimento a esta determinação e o estipulado no calendário escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Clarice Maria Bremm, a equipe do CMEI realizou ontem (07) o primeiro dia de treino de evacuação de servidores, professores e alunos, simulando uma situação de incêndio e colocando em prática as orientações do Curso de Brigadista, cuja formação foi realizada com todos os servidores em 2022, tendo em vista que é critério obrigatório para que seja expedida autorização de funcionamento da instituição, junto à SEED.
O Plano de Abandono Escolar é de responsabilidade da direção da escola e constitui-se em um planejamento da sistemática adequada à realidade de cada escola, com vistas à saída emergencial, de maneira organizada e segura, de todos os ocupantes da edificação escolar, colocando-os em um local igualmente seguro. O planejamento contempla uma série de funções específicas para as quais os servidores são designados pela direção da escola. Cada função possui um rol de atribuições cujo desempenho garante a dinâmica de operacionalização do abandono propriamente dito. O planejamento procurará levar os ocupantes da edificação a percorrer caminhos que evitem locais considerados de maior risco, fazendo com que as pessoas saiam da edificação escolar percorrendo as rotas mais seguras possíveis.
No CMEI, em virtude do atendimento de crianças de dois e três anos, a ênfase foi dada no ouvir o alerta sonoro, que indica uma situação de emergência e a organização da saída das salas de aula para local seguro, de forma calma e organizada.