O Conselho Municipal de Saúde de Quatro Pontes, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou ontem (16), na Casa da Cultura, a 11ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema central ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - amanhã pode ser outro dia’. A programação iniciou com credenciamento dos (as) delegados (as) e as inscrições de observadores e convidados (as), seguido de coffee break.
A abertura reuniu o vice-prefeito e secretário de Administração, Tiago Hansel; primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Odete Laufer, representando o prefeito João Laufer em viagem à Curitiba; secretária de Saúde, Renata Leônidas; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leoni Teresinha Simon Genz; presidente da Câmara de Vereadores, Pedrinho Tonelli; vereadores Cleunice Majolo, Jean Steltter e Silvestre Rohden; membros do Conselho; delegados; representantes da sociedade civil e Poder Público; equipe da saúde; Andriele Roberta Gerardi, da 20ª Regional de Saúde de Toledo; e a população em geral.
Após, houve apresentação cultural de ginástica rítmica e do grupo da oficina ‘Passinhos’, coordenados pela professora Quessila Baumgart Zago. Seguindo o protocolo, foi feita a leitura do regimento interno, que foi aprovado de maneira unânime. Depois, a palestra ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - amanhã vai ser outro dia” foi ministrada pelo diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti. Ele abordou os eixos I - O Brasil que queremos; II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas. Ao final da palestra, houve espaço para perguntas e em seguida foi realizada pausa para o almoço.
Propostas
No evento ainda foi formada plenária por quatro grupos de trabalho, em torno de dez pessoas em cada um, que discutiram propostas. Cada grupo contou com um coordenador, indicado pela comissão organizadora, que orientou sobre as aprovações das propostas, sendo que as mesmas foram discutidas, alteradas, aprovadas ou reprovadas. Ao total, foram apresentadas 44 propostas.
Novo Conselho
O novo Conselho 2023 com representantes de entidades e de movimentos sociais de usuários do SUS ficou, assim, composto: Lucia Fridrich (titular) e Flaviano Queiroz de Souza (suplente), entidades legalmente constituídas; Sandra Assmann (titular) e Lucia Berwanger (suplente), associação de moradores urbanos; Tarcisio Goerck (titular) e Jacinta Bartzen (suplente), associação de moradores rurais; Ivete Izabel Krüger (titular) e Vanice Rohenkohl Vogt (suplente), entidade patronal (Aciquap); Andrieli Sofia Bonissoni (titular), Marly Batista de Oliveira Hermes (suplente), Gilcielen de Oliveira Carreiro (titular) e Dyoni Kamila da Rosa (suplente), trabalhadores da Secretaria de Saúde; Leoni Teresinha Simon Genz (titular) e Iraci Hentz Scher (suplente), prestadores de serviços; Noili Maria Hammes Gross (titular) e Delmar Luis Minks (suplente), gestão municipal.
Após a eleição do novo Conselho Municipal de Saúde, foi escolhido um delegado titular e um delegado suplente para participar da Conferência Estadual de Saúde do Estado do Paraná, que será realizada de 23 a 25 de maio, em Curitiba, sendo Vanice Rohenkohl Vogt (delegado) e Sandra Assmann (suplente).
Espaço Democrático
A conferência é um espaço democrático de construção da política de saúde. Mais que um instrumento legal de participação popular, a conferência significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde e tem por objetivo avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde, discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde, discutir e propor sobre a organização e o funcionamento do Conselho Municipal de Saúde e eleger o delegado e suplente de usuários e fornecer subsídios para a Conferência Estadual de Saúde.