Aconteceu na segunda-feira (20) o segundo encontro do curso preparatório em Gestão Escolar, ofertado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Quatro Pontes. Ele foi realizado através da plataforma Google Meet, porém de forma síncrona, uma vez que os professores se reuniram na Escola Municipal Dona Leopoldina para assistirem juntos aos conteúdos repassados.
Desta vez, a explanação foi feita pela professora Márcia Baldini, secretária de Educação de Cascavel, presidente da Undime, mestra em educação na linha de políticas públicas e práticas educativas (UNIVALI), entre outras atribuições. O conteúdo programático englobou o Módulo 4, com atribuições do diretor, coordenador e professor; Módulo 5, sobre conselho escolar e APMF; e o Módulo 6, a respeito do IDEB e processos de aprendizagem.
Para o dia 27 estão previstos o Módulo 7, referente à documentação escolar; Módulo 8, sobre o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola); e o Módulo 9 abrange o plano de trabalho, teoria e prática. O curso finalizará no dia 03 com o Módulo 10, que englobará a aplicação de prova escrita, elaboração das questões nos termos da legislação municipal e a correção das avaliações.
Carga Horária
O curso, disponibilizado pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), tem carga horária de 16 horas, contemplando a elaboração do plano de trabalho e a realização de avaliação escrita. Além de ser quesito obrigatório para candidatar-se à consulta à comunidade para a função de diretor escolar a partir de 2023, o curso é uma das condicionalidades para o município receber uma complementação da União, sendo o VAAR (Valor Anual Recebido por Aluno), conforme a Lei 14.113/2020 que regulamenta Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Portanto, até agosto deste ano, todos os municípios deverão ter obedecido a essa condição para se habilitar ao VAAR 2024.