A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime) realizou na quarta-feira (22) e ontem (23) o I Seminário Undime PR 2023, com a temática “Gestão Municipal: financiamento, educação infantil e inclusão (TEA)”, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. Quatro Pontes se fez presente por meio de profissionais da Secretaria de Educação, sendo Adriana Bregoli, Angelica Fridrich, Roselene Deves, Leila Adams e Dirlei Sand. Lembrando que o município é associado à Undime.
No primeiro dia, Luciano Machado de Souza, que atua na 8º Promotoria de Justiça da Comarca de Cascavel, abriu a sequência de palestras, falando sobre “Educação infantil e o princípio constitucional: papel do estado e família”. Na sequência, a pesquisadora e consultora em políticas voltadas para o desenvolvimento infantil, Bárbara Barros Barbosa, trouxe como abordagem o tema “Educação Infantil: a agenda para a construção dos Planos para a Primeira Infância”. Já a temática debatida pela professora Cassiana Magalhães, do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação na UEL foi “Os Desafios na Organização da Rotina, dos Espaços, Currículo e Avaliação na Educação Infantil”.
Finalizando o dia, a psicóloga e professora, Maria Fátima Joaquim Minetto, explanou sobre “Educação escolar da criança comTEA: a intersetorialidade necessária entre educação e saúde”.
Dia Seguinte
No dia seguinte, a primeira convidada a subir ao palco foi a psicóloga e Dra. Sonia Shima Barroco, que ministrou a palestra “O trabalho pedagógico no ensino da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. A chefe do Departamento de Governança de Dados da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Fernanda Paula Evangelista, abordou o tema “ICMS Educação no Paraná: desafios para 2023”.
Depois, o auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), João Halberto Balduino Maciel, expôs sobre prestação de contas. Por último, a professora e consultora em educação, Mariza Abreu, falou sobre “Fundeb e os desafio para 2023: VAAT, VAAF e VAAR.
Exposição
O evento englobou, ainda, uma exposição de diversas empresas de suporte pedagógico, como livrarias, editoras, equipamentos e materiais para instituições de ensino e outras. As profissionais quatropontenses estabeleceram diversos contatos e visitaram vários estandes com as últimas novidades da área, a exemplo de informática, robótica, livros didáticos.