(45) 3279-8100
Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 27/03/2023 - 17:03
Paraná antecipa vacinação contra a gripe e campanha começa amanhã; Quatro Pontes já recebeu as doses

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), antecipou o início da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciando amanhã (28). A data pré-estipulada pelo Ministério da Saúde para a imunização em nível nacional é 10 de abril. Quatro Pontes, através da Secretaria de Saúde, já recebeu as doses.

A estratégia foi confirmada na deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), número 48/2023, pactuada entre a Secretaria e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems). O objetivo é imunizar o maior número de pessoas, aproveitando a vacinação contra a Covid-19 com as doses bivalentes, considerando que grande parte dos grupos prioritários coincidem nas duas campanhas. As duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.

A antecipação em 17 dias da campanha da influenza, considerou, também, o fato de o Paraná estar localizado ao Sul do país, em uma região tradicionalmente mais fria e pelo grande número Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) ocorridas no último ano, sobrecarregando o atendimento nas unidades de saúde.

Grupos

Dos 18 grupos prioritários estipulados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a campanha da Influenza 2023, dez deles já estão sendo convocados para receberem a dose bivalente da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. Fazem parte dos grupos, de forma simultânea para aplicação da bivalente contra a Covid-19 e da influenza: gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade e funcionários dessas unidades.

Já os grupos das crianças de seis meses a menores de seis anos, professores, pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários, estão elencados pelo PNI apenas para receberam a vacina contra a gripe.

Local

Todos os grupos convocados devem procurar a Sala de Vacinas, no Centro de Saúde, das 08 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. É necessário apresentar a carteira de vacinação, o cartão SUS e o CPF.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento