Dez municípios da base do deputado estadual e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcel Micheletto, todos com população inferior a sete mil habitantes (tendo como base o Censo 2010 do IBGE), serão contemplados pela Assembleia Legislativa e o Governo do Estado com recursos para pavimentação urbana, iluminação pública com lâmpadas de LED e reposição de vegetação e paisagismo urbanos.
Nesta primeira fase, os recursos contemplarão Quatro Pontes, além dos municípios de Braganey, Diamante do Oeste, Iguatu, Maripá, Mercedes, Ouro Verde do Oeste, Quarto Centenário, São José das Palmeiras e São Pedro do Iguaçu, representados oficialmente por Micheletto no Legislativo.
Em um segundo momento, municípios com contingente populacional acima deste patamar - tendo como teto 20 mil habitantes - também serão contemplados, de forma sucessiva e gradativa. De acordo com Micheletto, o investimento, fundamental para viabilizar o progresso destas pequenas cidades, fará a diferença no processo de urbanização das cidades paranaenses.
Somente a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) vai aportar o montante de R$ 200 milhões, fruto da economia de despesas que o Legislativo promoveu ao longo dos últimos meses. O restante dos recursos, cujo valor ainda não foi divulgado, virá do caixa do Governo do Estado.
Os recursos serão liberados diretamente aos municípios, mediante convênio, sem contrapartida financeira das prefeituras beneficiadas, a fundo perdido. A iniciativa é inédita e única no Brasil e será gerida pela Secretaria de Estado das Cidades.