A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes, através da Sala de Vacinas, promoverá neste sábado (15) o Dia D de multivacinação, iniciativa de proteção, cuidado e atenção à saúde da população. O objetivo é atualizar a caderneta das vacinas de rotina e das campanhas vigentes contra a Influenza e a Covid-19.
A secretária da Saúde, Renata Leônidas, convoca as famílias, pois é uma iniciativa de grande importância e necessária. “A vacina é uma barreira de proteção contra dezenas de doenças. Venha até o Centro de Saúde e coloque em dia a sua situação vacinal. Vacinas salvam vidas”, afirma. O atendimento ocorrerá das 09 às 16 horas, sem intervalo para o almoço.
Os imunizantes que estarão disponíveis para atualização da carteira de vacinação são Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Tetra Viral (SCRV), Hepatite A, Febre Amarela, Rotavírus, HPV, DTP, DTPa.
Influenza
Além destas, o Dia D oferecerá a vacina contra a Influenza (gripe). A dose poderá ser aplicada em pessoas pertencentes a grupos específicos, como crianças de seis meses a menores de seis anos, professores, pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários.
Covid-19
A população contará, ainda, com as vacinas monovalentes contra Covid-19. Elas são para pessoas acima de seis meses que ainda não receberam a primeira ou segunda doses ou a dose de reforço. Já a vacina bivalente da Pfizer, que confere maior proteção contra cepas atualizadas, incluindo a Ômicron, é destinada para grupos prioritários, que englobam gestantes e puérperas, idosos com mais de 60 anos, povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários dessas unidades, imunocomprometidos e pessoas com comorbidades, de 12 a 59 anos.
Segurança
Todos os imunizantes disponíveis integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI), são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para recebê-los é necessário apresentar a carteira de vacinação, o cartão SUS e o CPF.