Teve início hoje (03) o curso de Manejo Integrado de Doenças (MID) - Morangueiro em Quatro Pontes, ofertado gratuitamente através da parceria entre prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, escritório local IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Paraná e o Sindicato dos Produtores Rurais de Marechal Cândido Rondon. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Davi Boufleuher, e a extencionista especializada do IDR-PR (escritório local), Marcia Cristina Lawich, participaram da abertura.
O curso conta com 15 inscritos e ocorre na Associação Comercial e Empresarial de Quatro Pontes (Aciquap), tendo como público-alvo familiares, trabalhadores rurais e produtores rurais. A carga horária é de 24 horas e a capacitação terá continuidade nos dias 17 e 31 deste mês, sempre a partir das 08 horas, ocorrendo durante todo o dia.
O curso se volta ao produtor de espécies frutíferas rasteiras, tendo o objetivo de implantar o manejo integrado de doenças do morangueiro, com base na análise do ambiente e identificação dos agentes causais. O conteúdo programático engloba fungos, bactérias, vírus, nematoides, doenças foliares, radiculares e de frutos, viroses do morangueiro, vermelhão do morangueiro e manejo integrado de doenças do morangueiro.