Tendo como temática ‘E se fosse seu filho (a)? Entender para acolher’, a palestra alusiva à campanha Abril Azul, que propõe conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), reuniu cerca de 150 pessoas em Quatro Pontes. O evento ocorreu na sexta-feira (28), junto à Casa da Cultura, sendo organizado pela Secretaria de Saúde e a VIDA - Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Toledo.
A abertura do evento foi feita pela psicóloga da Secretaria de Saúde, Andrieli Bonissoni, e os agradecimentos ficaram por conta da secretária de Saúde, Renata Leonidas. Logo após, houveram apresentações culturais coordenadas pela professora Andreia Kracke. Na sequência, a palestra foi explanada pela neuropsicopedagoga Andreia Schauren, que é pós-graduada em ABA aplicado a TEA, psicomotricidade, educação inclusiva e psicopedagogia, alfabetização e letramento e também mãe de duas crianças autistas.
O assunto também foi abordado com outras mães de autistas e membras da VIDA - Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Toledo, inclusive contou com a participação do filho de uma delas, chamado Luis, que tem 27 anos e interagiu enquanto ocorria o bate-papo. Mães de autistas do município também deram depoimentos. Ao final, também foi feito um agradecimento aos profissionais dos CMEI’s e escola, que auxiliaram na divulgação do evento junto aos alunos.
O evento ainda contou com a presença da equipe da Secretaria de Saúde e profissionais da Secretaria de Educação.