Disputando na categoria popular livre, Ana Clara Coimbra Utzig, de Quatro Pontes, conquistou o 5º lugar no 1º Festival Brescianini da Canção, realizado na sexta-feira (05) e sábado (06) na Casa Cultural, junto ao Parque de Exposições Álvaro Dias, em Marechal Cândido Rondon. Ela foi acompanhada pela secretária de Cultura e Esportes, Cleunice Majolo.
O festival foi organizado pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Promotora de Eventos (Proem), sendo um evento musical cultural, de participação popular, que visou a valorização do artista local e regional, além da difusão das músicas brasileira e alemã. Na abertura, se apresentaram os candidatos inscritos nas categorias infantojuvenil, alemã e gospel. Já os inscritos nas categorias popular e sertaneja se apresentaram no segundo dia.
Homenagem
O festival homenageou Jacob Brescianini, que durante seus 91 anos teve a música como objeto de alegria e paz. Ele nasceu na Itália e em 1967 mudou-se para Marechal Cândido Rondon. Professor de música, empresário e músico, ensinou o instrumento para vários rondonenses que hoje, inclusive, são profissionais da área. O artista também compôs músicas e escreveu peças teatrais. Jacob foi fundador da Banda Municipal de Quatro Pontes e participou da fundação da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar). Após 1989, dedicou-se à sua escola de música, a ‘Academia de Música Sol Nascente’. Jacob gravou três CDs, um em 2003, outro em 2005 e o último em 2007. O músico rondonense foi convidado para inúmeras apresentações em diversas cidades do Paraná e do Brasil.
Em Marechal Cândido Rondon, deixou seu legado de amor pela música, onde ministrou aulas de violino e de violão até os 90 anos, quando adoeceu e ficou impossibilitado de lecionar. O maestro e violinista Jacob Brescianini faleceu em 2013, vítima de câncer. Em vida, o músico recebeu homenagens, como o título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon aos 89 anos, em 2010. Jabob Brescianini também foi homenageado com o nome de uma rua. Em 2019, representantes da área cultural rondonense decidiram homenageá-lo também com o hall do Teatro Municipal Hedio Strey, que ainda está em construção.