(45) 3279-8100
Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 10/05/2023 - 14:50
Saúde participa de capacitação em vigilância de animais peçonhentos

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes, através dos Setores de Vigilância Ambiental e de Endemias, participou, de 25 a 27 de abril, da capacitação ‘Vigilância e Manejo de Animais Peçonhentos de Importância para a Saúde Pública’, oferecida pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológico do Paraná e 20ª Regional de Saúde de Toledo, aos seus 18 municípios, com a colaboração da Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand. No grupo quatropontense, a médica veterinária da Vigilância Sanitária, Rosangela Zuanazzi Leobet, e as agentes de endemias Daiane Schroder, Marciane Kollett e Marly Hermes.

A ação contemplou partes teóricas e práticas, ministradas pelo biólogo da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), Emanuel Marques da Silva, referência no Brasil sobre o tema. A médica veterinária da Vigilância Sanitária, Rosangela Zuanazzi Leobet, explica que a importância da organização de ações de vigilância, manejo e controle da proliferação descontrolada, principalmente em áreas urbanas, de escorpiões, aranhas, serpentes, abelhas e outros animais peçonhentos diminui a exposição humana a esses animais e a consequente queda no número de acidentes.

“É de suma importância o conhecimento das espécies de animais peçonhentos que estão ocorrendo em determinada região de um território e o correto diagnóstico e notificação dos acidentes por eles causados, pois auxilia os gestores municipais e estaduais na tomada de medidas públicas de prevenção, de atendimento médico-hospitalar e de insumos necessários (soros) para o eficaz atendimento dos acidentes”, diz.

A atividade prática executada pelos participantes foi a ação de busca e captura de escorpiões amarelos (Tityus serrrulatus) em Assis Chateaubriand, este que já se tornou referência no manejo de escorpiões no Paraná, possuindo equipe de servidores lotados exclusivamente no atendimento às denúncias de presença de escorpiões na área urbana.

Quatro Pontes

Quatro Pontes não possui notificação da presença do escorpião amarelo (Tityus serrrulatus) até a presente data, porém, há o registro de um acidente ocorrido pela presença exótica do animal transportado junto com hortifrutigranjeiros, o qual causou acidente, foi capturado e encaminhado até a Unidade de Saúde.

“Temos a presença de uma espécie endêmica de escorpião preto, sem importância para a saúde pública, o Bothryurus sp. Para o monitoramento e a prevenção da introdução de novas espécies, solicitamos à população o encaminhamento de escorpiões e demais animais peçonhentos ao Setor de Vigilância Sanitária, na Secretaria de Saúde, situada na rua São Gabriel, nº 930, centro. A ação prevista é o envio para o Centro de Informação e Assistência Toxicológico do Paraná para a correta identificação e monitoramento constante das espécies presentes em cada região do Estado”, informa Rosangela.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento