Em Quatro Pontes, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e do CRAS realizam durante este mês uma ação educativa alusiva ao ‘Maio Laranja’, campanha que busca informar e reforçar a importância do combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, além de conscientizar a sociedade, visto que lutar pelos direitos deles é uma responsabilidade social de todos os cidadãos.
A ação é no canteiro central da Avenida Presidente Epitácio, onde está fixado um banner com informações a respeito do disque 100, que é um canal de denúncias de violações a direitos humanos do MMFDH. Além do telefone, as denúncias podem ser realizadas pelo WhatsApp, Telegram ou aplicativo para celular ‘Direitos Humanos Brasil’. Abaixo do banner, também estão fixadas algumas flores, pois a campanha ficou conhecida por meio do slogan ‘Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes’, que acompanha uma flor amarela, fazendo referência aos desenhos da primeira infância e associa a fragilidade de uma flor a de uma criança. Desde então, a flor amarela passou a ser o principal símbolo da campanha.
No decorrer deste mês, ainda, o CRAS ficará orientando e repassando aos grupos que são acompanhados pela equipe a importância de denunciar os casos de qualquer tipo de violência sexual, envolvendo crianças e adolescentes, no disque 100, podendo ser de forma anônima. O telefone funciona 24 horas, inclusive aos finais de semana, e as ligações podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil. Além disso, o Conselho Tutelar e a Polícia Civil são órgãos competentes que podem ser acionados. O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes ainda é um tema pouco debatido e por isso o ‘Maio Laranja’ é um mês relevante para discutir o assunto.