Tendo como público-alvo a população de hipertensos e diabéticos, a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes realizou, na terça-feira (16) passada, o 2º Encontro de Hiperdia, no Clube de Idosos Amigos de Quatro Pontes.
A abertura foi realizada pela secretária Renata Leônidas e a enfermeira e responsável técnica pelo Centro de Saúde, Maíra Risse. Após, palestra sobre plantas medicinais foi feita pela extencionista especializada do IDR-PR (escritório local), Marcia Cristina Lawich. Ela falou sobre o cultivo, como colher, formas de armazenamento de cada tipo, raízes, folhas, caules, flores, bem como seu preparo para aproveitamento de todos os princípios ativos dos chás.
Na sequência, a terapeuta Rosemere Poersch explanou sobre emoções e seus efeitos no corpo, pressão arterial e diabetes. Também aconteceu uma dinâmica de cuidados e de conversa com o coração, guiada e orientada por ela, além de uma reflexão sobre o que influencia as emoções, de que forma as pessoas lidam com isso e quais ferramentas usam, como a respiração e a meditação.
O evento ainda contou com a presença da equipe da Secretaria de Saúde e do Centro de Saúde e houve renovações de receitas de pacientes próximas do vencimento.
Autocuidado
O encontro objetiva realizar ações informativas e orientativas sobre saúde e autocuidado, com foco na prevenção e controle de algumas doenças, como Hipertensão Arterial (HÁ) e Diabete (DIA), e na importância da alimentação saudável de vida, bem como uso racional, armazenamento e descarte correto de medicamentos. A ideia, ainda, é implementar o uso de plantas medicinais e o cultivo delas em casa, evitando a poli farmácia.
O programa engloba, assim, a realização de palestras educativas pelos profissionais do município e/ou convidados, distribuição de material informativo/orientativo, avaliação nutricional com cálculo de IMC e/ou bioimpedância e aferição e controle de pressão arterial e teste de glicemia capilar.