A Itaipu Binacional promoveu, na última sexta-feira (19), uma visita técnica aos gestores culturais em Capitão Leônidas Marques, reunindo mais de 40 da região Oeste, com o objetivo de mostrar algumas das belezas e histórias do município. Quatro Pontes se fez presente com a diretora do Departamento de Cultura, Kelly Luana Gomes da Silva, e a assistente administrativo do Departamento de Cultura e do Departamento de Esportes, Denise Gozzer.
O evento iniciou com café da manhã na prainha Capitão Beach. Em seguida, a comitiva visitou a Usina Governador José Richa e a Cachaçaria do Alto Alegre do Iguaçu. Depois, o grupo foi recepcionado no Pesque e Pague O Recanto, onde o almoço foi preparado pela família Waier. A visitação seguiu na indústria de melado Biazzi, onde puderam conhecer o processo de fabricação do melado e aprender sobre a história da família que trabalha lá, e na Grutinha São Damião no Parque São Francisco, sendo recebidos pelo professor Décio Dallabrida. Ele compartilhou um pouco da história do local. A visita prevista à Capela Frei Gabrielângelo não pôde ocorrer devido ao tempo limitado.
Kelly e Denise comentam que “foi uma visita técnica de riquíssimo aprendizado, sendo excepcional acompanhar todo o processo industrial das empresas e conhecer a beleza natural e história cultural de uma cidade tão perto de Quatro Pontes”.
Usina Hidrelétrica Governador José Richa
A Usina Hidrelétrica Governador José Richa (Salto Caxias) é uma das mais importantes da Copel, construída no trecho final do Rio Iguaçu, Possui uma capacidade de 1.240 MW de potência instalada, suficiente para abastecer uma cidade de quatro milhões de habitantes e assegurando ao Estado o fornecimento de energia vital para novos planos de expansão industrial. Foi a primeira usina brasileira a seguir toda a legislação ambiental e a primeira a ter indenizado todas as propriedades um ano antes de formar o seu reservatório.