Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 26/05/2023 - 14:30
3º Encontro de Hiperdia reúne hipertensos e diabéticos na Linha Flor da Serra

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes realizou ontem (25) o 3º Encontro de Hiperdia, reunindo hipertensos e diabéticos na Associação de Moradores da Linha Flor da Serra. A abertura foi realizada pela secretária Renata Leônidas e a enfermeira e responsável técnica pelo Centro de Saúde, Maíra Risse. O secretário de Finanças, Silvestre Rohden, também se fez presente.

O encontro englobou uma palestra sobre plantas medicinais. O assunto foi explanado pela extencionista especializada do IDR-PR (escritório local), Marcia Cristina Lawich. Ela destacou o cultivar, colher, formas de armazenamento para cada tipo de planta, raízes, folhas, caules, flores e o preparo para aproveitar todos os princípios ativos.

Outra palestra foi com a terapeuta Rosemere Poersch, que falou sobre emoções e seus efeitos no corpo, pressão arterial e diabetes, além de dinâmica. O evento ainda contou com a presença de profissionais da Secretaria de Saúde e Centro de Saúde, que fizeram testes rápidos e houve renovação de receitas de pacientes próximas do vencimento.

Autocuidado

O encontro objetiva realizar ações informativas e orientativas sobre saúde e autocuidado, com foco na prevenção e controle de algumas doenças, como Hipertensão Arterial (HÁ) e Diabete (DIA), e na importância da alimentação saudável de vida, bem como uso racional, armazenamento e descarte correto de medicamentos. A ideia, ainda, é implementar o uso de plantas medicinais e o cultivo delas em casa, evitando a poli farmácia.

O programa engloba, assim, a realização de palestras educativas pelos profissionais do município e/ou convidados, distribuição de material informativo/orientativo, avaliação nutricional com cálculo de IMC e/ou bioimpedância e aferição e controle de pressão arterial e teste de glicemia capilar.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento