O descarte incorreto é o que motivou o acidente com um gari que atua na coleta de lixo orgânico em Quatro Pontes, ontem (12). O profissional cortou a mão após pegar uma sacola com vidro no lixo comum, de acordo com a Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes, responsável pela contratação do serviço no município.
A diretora do Departamento de Ação Ambiental, Rosa Maria Sulzbach, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, orienta que vidros não podem ser descartados junto ao lixo orgânico. “O saco de lixo não é resistente à punctura. Se colocar algo pontiagudo dentro dele, provavelmente o objeto vai rasgá-lo e ficar exposto. Quem fizer isso pode se cortar ao levar o lixo para fora e na lixeira da rua pode ferir os coletores ou animais que vasculham o lixo. Sempre coloque os pedaços de vidro dentro de embalagem de papelão (preferência) ou garrafa PET cortada na boca e fechada com fita crepe e bem identificada. Outra opção é envolver o material com folhas de jornal e escrever: ‘cuidado, vidro quebrado’. Ainda pode-se usar caixinhas de suco, leite ou recipientes de achocolatado. Envolver com plástico bolha também é uma boa opção. São maneiras de evitar que coletores se machuquem, além de facilitar o transporte e a segurança”, diz.
Ela acrescenta: “Não adianta embalar o vidro quebrado corretamente se ele não for destinado de maneira adequada. Portanto, vidro é na coleta seletiva, mesmo que esteja quebrado. Caso contrário, a decomposição no meio ambiente pode levar milhares de anos. Pedimos que a população fique atenta ao fazer o descarte, pois não queremos que mais pessoas se machuquem, além de ser ambientalmente incorreto”.