Uma reunião para melhor avaliação e adoção de medidas cabíveis ocorreu na manhã de hoje (19) entre a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 20ª Regional de Saúde de Toledo e epidemiologias envolvidas, abordando os três casos de meningite meningocócica em pessoas que participaram da festa junina promovida pela Associação de Moradores da Linha Flor da Serra no último dia 10 ou que tiveram contato com participantes do evento. O assunto foi discutido com a secretária de Saúde, Renata Leônidas, e a enfermeira e responsável técnica pelo Centro de Saúde, Maíra Risse.
Os casos seguem em investigação pelo município, Sesa e 20ª Regional de Saúde quanto a um possível surto. No momento, todas as medidas foram adotadas para controle da situação. Entre elas, quimioprofilaxia dos contatos próximos e domiciliares, levantamento de demais contatos e o devido monitoramento. Ainda nesta segunda-feira, uma nota oficial será emitida pela 20ª Regional de Saúde, detalhando informações e orientações.
A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes orienta que quem participou da festa junina e apresente sintomas de febre, cefaleia, vômito/náuseas e manchas avermelhadas pelo corpo procure atendimento e orientação médica. A prevenção da doença se dá a partir da vacinação contra a meningite nas faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde, além de evitar ambientes com aglomeração, uso de máscara e medidas de higiene em geral.