Entrega de pacotes de fraldas foi realizada, recentemente, pela Secretaria de Educação de Quatro Pontes e o Conselho Municipal de Acompanhamento Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cantinho Feliz, somando quatro. Para a compra, a prefeitura usou verba federal do programa Brasil Carinhoso, com aprovação dos membros do Conselho em reunião online, que também fizeram o acompanhamento de todo o processo.
O Brasil Carinhoso consiste na transferência automática de recursos financeiros para custear despesas com manutenção e desenvolvimento da educação infantil, além de contribuir com as ações de cuidado integral, segurança alimentar e nutricional e garantir acesso e permanência da criança na educação infantil. Os recursos são destinados a alunos de zero a 48 meses, matriculados em creches públicas ou conveniadas com o Poder Público, cujas famílias são beneficiárias do programa Bolsa Família. O apoio financeiro é dado aos municípios que repassam essas informações ao censo escolar no ano anterior, caso de 2022.
Na reunião do Conselho, foi explicado que o Brasil Carinhoso não recebe mais recursos e que em sua conta restava o saldo de R$ 276,83, informado pela Secretaria de Finanças, podendo ser gasto através de compra direta com material de custeio para uso, então, com alunos do CMEI Cantinho Feliz, que se enquadram no programa, ou ser devolvido para a União. Optou-se, assim, pela compra de fraldas para zerar o saldo e encerrar a conta, tendo em vista que anualmente o município precisa prestar contas e reprogramar o saldo.
Os pacotes foram entregues pela secretária de Educação, Eliane Biesdorf, presidente do Conselho, Ruth dos Reis Juwer, e membros à diretora Roselene Deves.