Após mais de dez anos de espera, o contrato de gestão do Hospital Regional de Toledo (HRT) foi assinado ontem (21) entre o município e o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), empresa sediada em Florianópolis (SC), que já gerencia 21 unidades de saúde de baixa, média e alta complexidade nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. A casa hospitalar deve estar em funcionamento em até 90 dias (menos internações e cirurgias, cujo prazo é de 120 dias) e será a primeira do Paraná a ser administrada pela entidade.
A solenidade de assinatura da concessão onerosa, realizada no Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin, foi prestigiada por dezenas de pessoas. Entre elas, o prefeito de Quatro Pontes e vice-presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), João Laufer, acompanhado da secretária de Saúde, Renata Leônidas. O mandatário destacou o caráter histórico da assinatura do contrato de gestão do HRT para o Ideas. “Parabéns a quem colocou seu nome e seu tempo à disposição do bem-estar da população. Falo dos representantes eleitos e dos servidores diretamente envolvidos neste objetivo de fazer o Hospital Regional de Toledo abrir as portas. O momento é de emoção e sempre digo que na alegria até o choro é bonito”, observa.
O vínculo firmado tem duração de dez anos, com possibilidade de renovações por igual período enquanto for conveniente para ambas as partes. Optou-se pela cessão onerosa de bens imóveis e móveis para entidade filantrópica e o processo licitatório foi concluído com a escolha da Ideas, que, entre outras obrigações, deve realizar ao menos 85% dos procedimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) e fazer um reinvestimento mensal na infraestrutura física do prédio na ordem de R$ 49.750,00 - todos os itens do documento serão avaliados e fiscalizados por comissão instituída com esta finalidade, por meio da portaria nº 422/2023. A Ideas recebe uma estrutura com 9.500 metros quadrados de área construída, com oito centros cirúrgicos e 89 leitos (59 de enfermaria, dez de unidade de terapia intensiva [UTI], nove de recuperação pós-anestésica [Repai], seis de pronto-socorro, três de recuperação pós-exame e dois de estabilização), onde será dada prioridade a procedimentos cirúrgicos eletivos, sobretudo nas áreas de ortopedia e ginecologia.
Demais Autoridades
Compuseram a mesa de honra, o prefeito de Toledo e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Beto Lunitti, vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt; presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Dudu Barbosa; secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski; deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Marcel Micheletto; diretor-executivo do Ideas, Sandro Natalino Demétrio; presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) e prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Aparecido Souza Correia (Valtinho); presidente Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste (Consamu) e prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti; presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Toledo, Daniela Aparecida Pollis Brandini; representando o Governo do Estado, o diretor da 20ª Regional de Saúde, Fernando Pedroti, e a chefe da divisão em Gestão de Saúde, Andriele Gerardi; presidente da Associação Médica de Toledo, Nilson Fabris; representando a diretora-geral do câmpus Toledo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cristina de Oliveira Rodrigues, e a professora do curso de Medicina da instituição, Maiara Bordignon.